Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 23 de Janeiro de 2007 às 13:01

    Imprimir


“Dizem que esta terra é de Rondon (Marechal Cândido Rondon), mas na verdade, esta terra é de ninguém”, desabafa dona Elizabet Pinto Topanotti, moradora de Porto de Fora, distrito de Santo Antônio de Lerverger, a 82 km de Cuiabá. Nascida na região, ela reivindica mais segurança para o local que tem sido alvo de constantes assaltos e vem servindo de rota de fuga para bandidos do presídio de Agrovila das Palmeiras (a 20 km do distrito).

No último dia 20 de dezembro, três homens disfarçados com capacete de moto assaltaram o Posto de Gasolina da entrada e fizeram moradores reféns por 40 minutos. “Quando liguei 190 para registrar a ocorrência, o policial teve a capacidade de pedir para eu e meu filho ir lá (sic) ver como estavam os bandidos para saber se era verdade”, conta Topanotti. No último sábado (20) pela manhã, cerca de 50 moradores reuniram com uma comissão representante do deputado federal eleito Valtenir Pereira (PSB) no Centro de Múltiplo Uso, para reivindicar a instalação de um posto policial e uma torre de telefonia móvel na região.

O major PM Rubem Gonçalo Padilha, que acompanhou a reunião, explicou a importância de reivindicarem um posto policial equipado com rádio e duas viaturas. Nascido na região, ele prontificou-se em ajudar os moradores. “Para funcionar adequadamente precisamos solicitar o rádio para comunicação instantânea e duas viaturas para conseguir cobrir a região até Barão de Melgaço. Além disso, precisamos indicar um lugar, de preferência já pronto, para que a Policia possa analisar a instalação”, explicou.

Ele ressaltou ainda que a região é a porta de entrada do município de Barão de Melgaço e fica no entroncamento das regiões de Agrovila das Palmeiras, Mimoso e Bocaiuval. “Inclusive temos o apoio do Comandante do nosso destacamento em Santo Antônio de Leverger, Capitão Garcia, por conta dessa localização estratégica”, disse. De acordo com o Major, poder ser que haja dificuldade de instalação do posto por falta de efetivo policial. Ele sugeriu que o destacamento de Barão fosse transferido para Porto de Fora, por conta da localização estratégica, estendendo um braço desse posto ao município pantaneiro.

Comércio X Insegurança

Nascido em Porto de Fora, Mário França da Cruz perdeu R$ 150 no assalto ao Posto de Gasolina, que é conjugado ao Mercadinho local. “Eu e minha esposa ficamos com medo. Perdi o dinheiro que era para a compra do mês”, contou.

Para o dono do Posto e do Mercado, José Souza Santos, a oportunidade de negócios que ele enxergou ainda em 1998, está cada vez mais inviável. “Estou querendo até abandonar o negócio. Ficamos completamente desprotegidos. Como moro na parte de cima do Posto, minha família também fica exposta”, disse.

A preocupação dos moradores com a segurança local é também em função do desenvolvimento da região. “Aqui é a entrada do Pantanal. Como poderemos ter uma região turística com violência e insegurança”, questiona o morador Hercy da Costa Ribeiro. Ele registrou também o constante trajeto de veículos pesados na região, que utilizam a rota para fugir de fiscalizações.

“Vamos sugerir a construção de um Posto integrado entre a PM, Sema e Sefaz”, afirmou Wantuir Luiz Pereira, representante do deputado federal eleito Valtenir Pereira na reunião. Ele tomou conhecimento da existência de um posto da Policia Ambiental em Porto de Fora, que deixou de existir há cinco anos e prometeu reivindicar de imediato, o posto policial, por meio de um abaixo-assinado que os moradores já começaram a preencher.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/246500/visualizar/