Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 23 de Janeiro de 2007 às 07:50

    Imprimir


Hospitais e clínicas conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) devem interromper o atendimento a partir da próxima quarta-feira por falta de repasses da Prefeitura de Cuiabá, segundo informaram fontes do setor.

"A Prefeitura de Cuiabá está retendo os recursos federais carimbados e não faz o repasse por causa do caos instalado na Secretaria de Saúde", disse um médico do Hospital do Câncer.

Devem interromper o atendimento, além do Hospital do Câncer, os seguintes estabelecimentos: Hospital Santa Helena, Hospital Geral, Santa Casa de Misericórdia, todos os laboratórios de imagens conveniados, o setor de angioplastia do Jardim Cuiabá e as clínicas de oncologia.

As três clínicas de hemodiálise (Inemat, CTR e a Renal da Santa Casa) também podem interromper os serviços. Nestes casos, a situação é dramática, pois os pacientes de realizar a hemodiálise três vezes por semana e podem vir a óbito em menos de 24 horas sem o tratamento.

A Prefeitura está retendo, de acordo com as mesmas fontes, cerca de R$ 8 milhões em repasses do SUS para os hospitais e clínicas. "Estamos dois meses com salários atrasados", afirmou outro médico do mesmo hospital.

Muitos pacientes com câncer também estariam sem medicamentos, disse outra fontes, ressaltando que o sistema pode entrar em colapso a partir de amanhã. Por telefone, a reportagem entrou em contato com o prefeito Wilson Santos, que está em Brasília, onde tenta a liberação de recursos federais para os setores de saúde e de infra-estrutura. Santos informou que retorna amanhã a tarde e deve se reunir com os donos dos hospitais.





Fonte: Folhabnet

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/246587/visualizar/