Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 19 de Janeiro de 2007 às 10:34

    Imprimir


Participantes do TecnoCampo 2007, realizado pela Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso e pela Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja), que começa no próximo dia 26 em Sorriso-MT, receberão em primeira mão, informações sobre os lançamentos de variedades de soja para a safra 2007/2008.

As novidades serão apresentadas pela equipe do Programa de Melhoramento Genético de Soja da Fundação MT, cujos pesquisadores estão fazendo um esforço sobre-natural para atender as necessidades dos produtores rurais, que primam por material cada vez mais produtivo e resistente às doenças e pragas da lavoura.

Um dos destaques do trabalho destes pesquisadores é colocar no mercado soja resistente à uma das doenças que mais têm trazido prejuízo ao produtor: a ferrugem asiática. Enquanto que em programas de pesquisa convencionais o tempo mínimo para reunir resistência com adaptabilidade levaria no mínimo 15 anos, a eficiência dos trabalhos de pesquisa da Fundação MT permitirá ao produtor ter soja resistente a ferrugem num tempo bem menor.

Além de saber sobre os lançamentos, participantes do TecnoCampo 2007 poderão ver e comprovar as boas características das cultivares transgênicas da Fundação MT. Estas serão mostradas na dinâmica de campo da Célula de Cultivares, uma das células do qual o evento é dividido.

Nematóide de cisto, outra doença que tem tirado o sono do produtor, também será tema de palestra no TecnoCampo 2007. Quem falará sobre o assunto é o professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Jaboticabal/SP, Jaime Maia dos Santos. Ele mostrará os novos problemas causados por nematóides na cultura da soja, explicará sobre as condições que favorecem a doença e recomendará as estratégias de convivência com os nematóides.

“Discutirei sobre as alternativas disponíveis para o manejo dos nematóides na cultura de soja com ênfase nos problemas causados por Pratylenchus brachyurus”, aponta o professor Jaime.

Outro assunto a ser tratado no TecnoCampo 2007 é tecnologia de aplicação. Ulisses Antuniasses, professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Botucatu/SP, apontará os erros mais comuns e formas de melhorar o processo de calibração, além da inspeção de pulverizadores e os custos operacionais dos equipamentos.

“Apresentarei de maneira pontual e prática as novas maneiras de calibrar os equipamentos para reduzir os erros e melhorar a eficiência da aplicação. Mostrarei também informações sobre os custos operacionais dos equipamentos de aplicação”, destaca Ulisses.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/247346/visualizar/