Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 19 de Janeiro de 2007 às 08:44

    Imprimir


Por uma imposição nacional, o PR deve ser comandado nos Estados por deputados federais. Isto significa que em Mato Grosso o partido terá como presidente o federal reeleito Wellington Fagundes, ou o eleito Homero Pereira (PPS), que deve se filiar ao PR juntamente com Blairo Maggi. O governador deve oficializar na segunda-feira, em Brasília, sua filiação ao PR.

A data deve ser confirmada no sábado, mas esta é a previsão de Fagundes. A partir daí, começam as discussões para nomeação das comissões provisórias estadual e municipais do partido que deve se tornar um dos maiores de Mato Grosso com o ingresso de Maggi e seu grupo. Como o Partido da República foi criado recentemente, fruto da fusão de PL com Prona, o deputado Wellington Fagundes, que era presidente regional do PL, não acredita que haverá disputa por espaço. Tudo será fruto de consenso, segundo ele. O federal só adianta que o governador é a autoridade máxima da sigla e, por isso, deve ter algum poder de decisão.

O diretório nacional do PR é quem vai nomear a comissão provisória estadual e esta, nomeia as municipais. Em princípio, estas comissões não têm prazo de existência pré-determinado. O federal calcula que o PR, com o chegada do grupo de Maggi, passe de 16 para 40 prefeitos e de um deputado federal para dois, ou até três, arrisca.

Na Assembléia Legislativa, o PR vai herdar três, dos cinco deputados eleitos pelo PPS. São eles, Sebastião Rezende, Sérgio Ricardo e João Malheiros. Não devem ir para o PR Mauro Savi, que volta para o PSB, e Percival Muniz, que permanece no PPS. Hoje, no mandato que está terminando, o PR tem apenas o deputado J. Barreto, que não conseguiu se reeleger, ficando com suplente. Mas Fagundes aposta que Barreto assume uma vaga.

O Tribunal Superior Eleitora (TSE) aprovou no dia 19 de dezembro o pedido de criação do Partido da República. Segundo Wellington Fagundes, a criação só ainda não foi publicada no Diário Oficial da União por conta do recesso no TSE. Mas o federal informa que o Tribunal emitiu uma certidão sobre a criação do partido.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/247400/visualizar/