Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 19 de Janeiro de 2007 às 06:54
Por: Anelize Moreno

    Imprimir


Uma missão da União Européia virá ao país ainda no primeiro semestre deste ano para inspecionar o sistema de produção e exportação de soja transgênica. A visita será a primeira já realizada na área de Organismos Geneticamente Modificados (OGM). De acordo com o coordenador de Biossegurança do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Marcus Vinícius Segurado Coelho, ainda não está definido se os técnicos europeus passarão por Mato Grosso. Segundo informações preliminares a vistoria deverá ocorrer em março.

Coelho destaca que também não está acertado se a missão vai percorrer apenas propriedades agrícolas ou se a inspeção vai abranger a vistoria a armazéns e portos, pontos finais antes de o produto ser embarcado para o exterior. Embora não haja nenhum comunicado oficial, o coordenador de Biossegurança do Mapa acredita que na próxima semana a União Européia deve apresentar ao órgão o roteiro da viagem, bem como o objetivo da inspeção. “Não deve passar da próxima semana, até porque temos que saber com antecedência para organizar a visita”.

Conforme Coelho, apesar da importância de Mato Grosso para o mercado da soja, uma vez que o Estado é o maior produtor brasileiro do grão, não é possível avaliar se o sistema de produção mato-grossense está no ‘alvo’ da visita dos especialistas europeus. De acordo com o quarto levantamento da safra 2006/2007, divulgado este mês pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a área plantada com soja no Estado é de 5,007 milhões de hectares, o que resultará em uma produção de 14,622 milhões de toneladas do grão.

Estimativa da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja) indica que neste ano agrícola a produção de soja transgênica se estendeu por cerca de 30% das lavouras de Mato Grosso. Isto significa que as variedades geneticamente modificadas estão ocupando uma área de aproximadamente 1,502 milhão de hectares. Já a produção do grão transgênico deverá oscilar na faixa de 4,386 milhões de toneladas. O plantio de soja transgênica no País foi liberado pelo Mapa há três anos.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/247466/visualizar/