Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 18 de Janeiro de 2007 às 11:20

    Imprimir


Os animais que existem em Mato Grosso serão catalogados como forma de preservar os três ecossistemas existentes no Estado: cerrado, pantanal e amazônia. Um banco de dados será montado como instrumento importante para a gestão da fauna estadual.

A riqueza da flora e fauna de Mato Grosso impressionam as pessoas que visitam o Estado. São belezas que ainda não são completamente conhecidas porque o Estado não tem uma lista local com as espécies ameaçadas de extinção. Para realizar este trabalho, um grupo formado por universidades, pesquisadores e órgãos públicos já começou a se organizar.

"São essenciais essas informações para o gerenciamento da fauna. Para a gente tomar medidas de conservação, medidas de uso, que também a fauna é fonte de renda alternativa para a população", disse Edilaine Theodoro, coordenadora de Fauna e Recursos Pesqueiros da Secretaria de Estado de Meio Ambiente.

Das 1.700 espécies de aves do Brasil, cerca de 1.000 existem em Mato Grosso e algumas delas são pouco estudadas. "Tem espécies novas que foram recentemente descobertas em Mato Grosso e que serão contempladas nessa nova lista. Com isso, vai propiciar que o Estado crie novas unidades de conservação e estabeleça uma política de fomentar pesquisas nesses locais para novos trabalhos na área faunística", disse o doutor em ecologia Dalci Oliveira.

O grupo de trabalho será coordenado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e vai receber informações de todos os envolvidos. A Fundação Ecotropica é uma das colaboradoras e vai ajudar com pesquisas e informações que já desenvolve. "Nós possuímos mais de 60 mil hectares dividos em quatro unidades de conservação, que são Reservas Particulares de Patrimônio Natural, e onde é muito favorável o estudo da fauna, juntamente com o parque nacional que faz divisa com as nossas unidades", explicou a bióloga Luciene Rodrigues, da Ecotropica.





Fonte: TV Centro América

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/247611/visualizar/