Repórter News - reporternews.com.br
Município de Nova Mutum se prepara para assumir Licenciamentos Ambientais
A Prefeitura Municipal de Nova Mutum está se organizando para assumir a expedição de licenciamentos ambientais de projetos de pequenos e médio porte executados no município. O trabalho será coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e uma equipe está sendo preparada para desenvolver a atividade. Até então este trabalho era desenvolvido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente – Sema, mas a ordem estabelecida pelo Governo é descentralizar.
Ao assumir os licenciamentos será de competência do município licenciar os empreendimentos e atividades urbanas de pequeno e/ou médio níveis de poluição e degradação ambiental, isso tanto em empreendimentos industriais, comerciais ou de serviço. Esta decisão obedece à resolução 237/97 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que prevê ao órgão municipal a competência do licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades de impacto ambiental local.
Sendo o Licenciamento liberado pelo município haverá também controle na hora de liberar o Alvará de Funcionamento e 'habite-se', já que isso será feito apenas para quem tenha o documento, respeitando inclusive o plano diretor do município. Segundo informações da Sema, 65 cidades estão em processo de descentralização e a expectativa é que todos os 141 municípios mato-grossenses assumam a gestão ambiental urbana. Os municípios de Cuiabá, Sorriso, Lucas do Rio Verde e Campo Verde já assumiram.
Segundo o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Francisco Moraes Filho, alguns ajustes ainda estão sendo feitos para que se possa assumir a expedição. Ele destacou que num primeiro momento, caso seja necessário ou equipe não possua capacidade técnica para resolver o processo, o mesmo será remetido à Sema. Com a mudança a gestão municipal também será beneficiada, pois recebe a taxa de licenciamento ambiental e passa a ter mais autonomia.
Com a descentralização da gestão ambiental urbana a Sema poderá investir mais e melhor no controle da gestão ambiental rural, onde estão as mineradoras, usinas de álcool, hidrelétricas, estradas, pontes, entre outros.
Ao assumir os licenciamentos será de competência do município licenciar os empreendimentos e atividades urbanas de pequeno e/ou médio níveis de poluição e degradação ambiental, isso tanto em empreendimentos industriais, comerciais ou de serviço. Esta decisão obedece à resolução 237/97 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que prevê ao órgão municipal a competência do licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades de impacto ambiental local.
Sendo o Licenciamento liberado pelo município haverá também controle na hora de liberar o Alvará de Funcionamento e 'habite-se', já que isso será feito apenas para quem tenha o documento, respeitando inclusive o plano diretor do município. Segundo informações da Sema, 65 cidades estão em processo de descentralização e a expectativa é que todos os 141 municípios mato-grossenses assumam a gestão ambiental urbana. Os municípios de Cuiabá, Sorriso, Lucas do Rio Verde e Campo Verde já assumiram.
Segundo o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Francisco Moraes Filho, alguns ajustes ainda estão sendo feitos para que se possa assumir a expedição. Ele destacou que num primeiro momento, caso seja necessário ou equipe não possua capacidade técnica para resolver o processo, o mesmo será remetido à Sema. Com a mudança a gestão municipal também será beneficiada, pois recebe a taxa de licenciamento ambiental e passa a ter mais autonomia.
Com a descentralização da gestão ambiental urbana a Sema poderá investir mais e melhor no controle da gestão ambiental rural, onde estão as mineradoras, usinas de álcool, hidrelétricas, estradas, pontes, entre outros.
Fonte:
Assessoria de Imprensa
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/247811/visualizar/
Comentários