Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 17 de Janeiro de 2007 às 13:43

    Imprimir


Mesmo reconhecendo que aguarda uma orientação do governador Blairo Maggi e ainda sem definir sua filiação partidária, o presidente da MT Fomento, Éder de Moraes Dias, durante entrevista ao Programa Terceiro Mundo, da TV Record (Canal 10), admitiu ontem que está pronto para disputar a Prefeitura de Cuiabá, em 2008, independente dos adversários. O jornalista Romilson Dourado, um dos entrevistadores, revelou que o programa, durante a entrevista de Éder de Moraes, bateu recorde de telefonemas e e-mails com questionamentos diversificados.

Ele observou que não é uma ambição pessoal e que seu nome foi lançado para avaliação pelos movimentos populares da Capital e de Várzea Grande, com os quais trabalha desde 2004, quando fundou a instituição de crédito sob seu comando. Freirantes, taxistas, comunitários, moto-taxistas e autônomos têm acesso ao crédito da Agência de Fomento do Estado.

"Todo cidadão ou cidadã que milita na vida pública alimenta o sonho de, um dia, administrar sua terra natal. Wilson Santos teve esse sonho e hoje é prefeito. O mesmo aconteceu, no passado, com Roberto França, Dante de Oliveira e outros. Portanto, comigo não é diferente", argumenta ele. Contudo, Moraes Dias observa que é jovem para a vida pública e que esse sonho [de ser prefeito] não representaria, necessariamente, uma candidatura ao Palácio Alencastro já em 2008.

"Em princípio, se der certo, posso ser candidato em 2008. Mas isso não significa que poderia sê-lo em 2012 ou 2016", justifica o presidente da MT Fomento, ao lembrar que o líder deu seu grupo político, Blairo Maggi, tem papel preponderante em sua decisão final.

Éder de Moraes destaca, todavia, a importância do trabalho que a Agência de Fomento realiza com os movimentos populares. Ele cita que foram criados cerca de 22 mil empregos diretos, em Mato Grosso, até dezembro de 2006, através de parcerias com a União das Feiras da Baixada Cuiabana (UFBC), o Sindicato dos Taxistas (Sintac), a União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros (Ucamb), o Sindicato dos Moto-Taxistas (Sindmotos), a Federação Estadual dos Servidores Públicos (Fesp), a União Coxipoense de Associações de Moradores (Ucam) e a União Várzeagrandense (Univab), entre outras entidades.

"Graças à tradição da MT Fomento e sua diretoria de honrar os compromissos assumidos é que conseguimos esse grau de credibilidade nos movimentos da sociedade civil organizada", reconhece Moraes Dias.

Filiação – Embora tenha convite de pelo menos seis partidos políticos, entre os quais o PFL e o PTB, além de uma frente de legendas emergentes, Éder assegura que não tem pressa em definir sua filiação partidária. "Tenho um grupo político e, antes de me filiar, devo consultá-lo, discutindo a situação com as bases", observa. Entre os 'nanicos' que organizam a Frentinha interessada em Moraes Dias estão PMN, PSC, PV, PSDC, PRP e PGT.

Da Frente Liberal, o convite partiu do próprio senador eleito Jaime Campos, presidente licenciado da legenda. "É uma honra que haja tantos partidos interessados, mas já deixei claro que não é uma decisão imediata", resume Éder de Moraes.





Fonte: Tribuna da Cidade

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/247881/visualizar/