Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 16 de Janeiro de 2007 às 11:04

    Imprimir


O terreno da estação de tratamento de esgoto (ETE) Lagoa Encantada, no bairro CPA 3, não pode ser ocupado com moradias. A informação foi dada pelo diretor técnico em exercício da Sanecap, Noé Rafael da Silva, ao comentar a invasão ocorrida no domingo (14), quando 14 famílias ocuparam o terreno de 14 hectares, alegando que ele estaria abandonado. Noé Rafael negou que o local esteja abandonado. Ele lembrou que desde 2005 a Sanecap já desenvolve no local o projeto "Amigos da Lagoa", que inclui atividades educativas, realizadas em datas comemorativas como o Dia da Árvore e a Semana do Meio Ambiente.

Entre setembro de 2005 e dezembro de 2006, 3.700 moradores, entre alunos de escolas dos bairros vizinhos e moradores, participaram destas atividades. Por meio do projeto, a Sanecap também mantém contato constante com a comunidade vizinha da lagoa, com a qual se reúne periodicamente. Desde o início do projeto "Amigos da Lagoa", mais de 340 moradores e lideranças comunitárias já participaram das reuniões.

"Não é um local abandonado e também não é mais depósito de lixo; pelo contrário, desde o início do projeto é feita a coleta de lixo e o controle da qualidade do esgoto periodicamente", acrescentou ele.

Investimento - Devem ser iniciadas em abril as obras de revitalização da Lagoa Encantada, que injetarão recursos de R$ 2 milhões advindos do Ministério de Turismo na urbanização, abertura de trilhas para caminhada e na construção do Centro de Sensibilização Eco Turística de Cuiabá e do Mirante da Lagoa Encantada, entre outras melhorias.

O tratamento do esgoto também será melhorado com a instalação de um reator anaeróbio, que deve aumentar para 99,9% o nível de retirada de agentes causadores de doenças.





Fonte: Folhabnet

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/248193/visualizar/