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Deputado Humberto Bosaipo cobra solução para ponte do Rio Garças
O deputado Humberto Bosaipo (PFL) se mostrou preocupado com a atual situação da ponte sobre o Rio Garças, que interliga os municípios de Barra do Garças ao Pontal do Araguaia, na rodovia BR-070, entre os estados de Mato Grosso a Goiás. Desde a última sexta-feira (12) a ponte está parcialmente interditada por causa do afundamento de um dos pilares de sustentação e rachadura em uma das colunas. O parlamentar ressalta que há mais de dois anos vem alertando as autoridades sobre o problema, mas nada de concreto foi feito para solucionar o impasse, que acabou levando a atual situação.
Bosaipo encaminhou na época um ofício ao então coordenador de infra-estrutura do Departamento Nacional de Infra-Estrutura e Transporte (DNIT), engenheiro Laércio Coelho Pina; ao então secretário de Infra-estrutura do Estado (Sinfra), Vilceu Marcheti e ao superintendente da Defesa Civil em Mato Grosso, tenente-coronel Arilton Azevedo Ferreira, solicitando a realização urgente de uma vistoria técnica na ponte sobre os rios Araguaia e Garças.
Bosaipo lembra que são constantes e antigas as manifestações da população local sobre as condições de conservação da ponte, construída pela Fundação Brasil Central no início da década de 50 e submetida, além das fortes enchentes daqueles rios, ao tráfego intenso de veículos, principalmente de ônibus e caminhões com carga muitas vezes superior ao permitido.
O superintendente do DNIT-MT, Rui Barbosa Egual, admitiu que técnicos do órgão estiveram no local para examinar a gravidade do problema e que mergulhadores desceram para verificar a situação dos pilares afetados. “Ainda não temos um laudo detalhado sobre os fatos, mas posso garantir que não é comprometimento da ponte e sim do subsolo”, declarou Egual.
De acordo com as explicações do superintendente do DNIT, o que aconteceu na ponte do Rio Garças, “pode acontecer em qualquer lugar do país”. Segundo Egual, o local teve uma acomodação das rochas no subsolo, fenômeno conhecido como “geotécnico”.
“A estrutura da ponte não tem absolutamente nada, pois foi feito um levantamento no local e o resultado é que houve um deslocamento no subsolo, e aí sim, a estrutura sentiu o abalo com um recalque num dos pilares”, justifica Egual.
A ponte denominada “ministro João Alberto”, mas que já foi chamada “Arquimedes Pereira Lima” em homenagem ao seu construtor, é, na verdade, constituída de 02 lances, um sobre o rio Garças com seis vãos e outro sobre o rio Araguaia com nove vãos.
Dados da Sinfra mostram que os vãos centrais da ponte são de 26 metros, enquanto que os localizados nos extremos são de 21 (metros nas duas pistas. As fundações foram montadas em tubulações de concreto variando a profundidade de sete a 20 vinte metros cavadas na rocha. O comprimento da ponte é de 394 metros, sendo 240 metros sobre o rio Araguaia e 154 metros sobre o Rio Garças.
O alerta do deputado Bosaipo também é direcionado à situação da ponte sobre o Rio das Mortes em Nova Xavantina, em função da expressiva ampliação da atividade agropecuária na região do Norte-Araguaia.
“As pontes em questão têm importância essencial não só para a economia do Vale do Araguaia como para a integração econômica entre Mato Grosso e Goiás. Temos que tomar medidas urgentes para evitar uma interrupção total no tráfego sobre as pontes e mesmo uma possível tragédia em razão de milhares de pessoas que por elas transitam diariamente principalmente na travessia em Barra do Garças” afirmou Bosaipo.
Porém, o superintendente do DNIT explica que os serviços de emergência começaram hoje e não têm prazo para terminarem. “Trabalhamos com um determinante de 180 dias oficiais, mas podemos encerrar os serviços antes”, espera Egual.
Alheio aos problemas que ultimamente vem acontecendo com o tráfego naquela região, o superintendente do DNIT adiantou que o órgão vem trabalhando com o propósito de construir um contorno em Barra do Garças para tirar o trânsito de caminhões pesados da cidade. “Estamos alinhados com o Governo do Estado, deputados federais, e o deputado Bosaipo com o objetivo de construir mais duas pontes e o anel viário. Acredito que esta obra deve se iniciar ainda neste ano”, concluiu Egual.
O secretário municipal de Obras de Barra do Garças, Álvaro Rogério Meneses Leal, garantiu que as obras do anel viário já se iniciaram há mais de um ano, porém, precisou alterar o projeto em razão de problemas com o meio ambiente. “Já iniciamos as obras do contorno e com ajuda de recursos federais, acho que fica pronto ainda este ano”, analisou Leal, admitindo que o comércio e hotelaria de Barra do Garças vêm sofrendo prejuízos com o problema da ponte.
Bosaipo encaminhou na época um ofício ao então coordenador de infra-estrutura do Departamento Nacional de Infra-Estrutura e Transporte (DNIT), engenheiro Laércio Coelho Pina; ao então secretário de Infra-estrutura do Estado (Sinfra), Vilceu Marcheti e ao superintendente da Defesa Civil em Mato Grosso, tenente-coronel Arilton Azevedo Ferreira, solicitando a realização urgente de uma vistoria técnica na ponte sobre os rios Araguaia e Garças.
Bosaipo lembra que são constantes e antigas as manifestações da população local sobre as condições de conservação da ponte, construída pela Fundação Brasil Central no início da década de 50 e submetida, além das fortes enchentes daqueles rios, ao tráfego intenso de veículos, principalmente de ônibus e caminhões com carga muitas vezes superior ao permitido.
O superintendente do DNIT-MT, Rui Barbosa Egual, admitiu que técnicos do órgão estiveram no local para examinar a gravidade do problema e que mergulhadores desceram para verificar a situação dos pilares afetados. “Ainda não temos um laudo detalhado sobre os fatos, mas posso garantir que não é comprometimento da ponte e sim do subsolo”, declarou Egual.
De acordo com as explicações do superintendente do DNIT, o que aconteceu na ponte do Rio Garças, “pode acontecer em qualquer lugar do país”. Segundo Egual, o local teve uma acomodação das rochas no subsolo, fenômeno conhecido como “geotécnico”.
“A estrutura da ponte não tem absolutamente nada, pois foi feito um levantamento no local e o resultado é que houve um deslocamento no subsolo, e aí sim, a estrutura sentiu o abalo com um recalque num dos pilares”, justifica Egual.
A ponte denominada “ministro João Alberto”, mas que já foi chamada “Arquimedes Pereira Lima” em homenagem ao seu construtor, é, na verdade, constituída de 02 lances, um sobre o rio Garças com seis vãos e outro sobre o rio Araguaia com nove vãos.
Dados da Sinfra mostram que os vãos centrais da ponte são de 26 metros, enquanto que os localizados nos extremos são de 21 (metros nas duas pistas. As fundações foram montadas em tubulações de concreto variando a profundidade de sete a 20 vinte metros cavadas na rocha. O comprimento da ponte é de 394 metros, sendo 240 metros sobre o rio Araguaia e 154 metros sobre o Rio Garças.
O alerta do deputado Bosaipo também é direcionado à situação da ponte sobre o Rio das Mortes em Nova Xavantina, em função da expressiva ampliação da atividade agropecuária na região do Norte-Araguaia.
“As pontes em questão têm importância essencial não só para a economia do Vale do Araguaia como para a integração econômica entre Mato Grosso e Goiás. Temos que tomar medidas urgentes para evitar uma interrupção total no tráfego sobre as pontes e mesmo uma possível tragédia em razão de milhares de pessoas que por elas transitam diariamente principalmente na travessia em Barra do Garças” afirmou Bosaipo.
Porém, o superintendente do DNIT explica que os serviços de emergência começaram hoje e não têm prazo para terminarem. “Trabalhamos com um determinante de 180 dias oficiais, mas podemos encerrar os serviços antes”, espera Egual.
Alheio aos problemas que ultimamente vem acontecendo com o tráfego naquela região, o superintendente do DNIT adiantou que o órgão vem trabalhando com o propósito de construir um contorno em Barra do Garças para tirar o trânsito de caminhões pesados da cidade. “Estamos alinhados com o Governo do Estado, deputados federais, e o deputado Bosaipo com o objetivo de construir mais duas pontes e o anel viário. Acredito que esta obra deve se iniciar ainda neste ano”, concluiu Egual.
O secretário municipal de Obras de Barra do Garças, Álvaro Rogério Meneses Leal, garantiu que as obras do anel viário já se iniciaram há mais de um ano, porém, precisou alterar o projeto em razão de problemas com o meio ambiente. “Já iniciamos as obras do contorno e com ajuda de recursos federais, acho que fica pronto ainda este ano”, analisou Leal, admitindo que o comércio e hotelaria de Barra do Garças vêm sofrendo prejuízos com o problema da ponte.
Fonte:
AL
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/248218/visualizar/
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