Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 12 de Janeiro de 2007 às 15:46

    Imprimir


"Faça sol ou faça chuva, a equipe da Coordenadoria de Educação para o Trânsito continua a insistir com o pedestre da necessidade dele fazer a travessia na Faixa de Pedestre com segurança respeitando a sinalização semafórica", enfatiza a coordenadora Glória Reis da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano –SMTU.

Essa campanha que acontece até 19 de janeiro, tem como foco principal, orientar o pedestre a utilizar a Faixa obedecendo ao Porto Foco ou semáforo, que foi instalado a duas semanas no cruzamento da Avenida Generoso Ponce com a Prainha, conhecida como `Boca da Onça, que apesar do seu funcionamento, tem sido totalmente ignorado pela maioria da população que atravessa nesse trecho. "As pessoas alegam pressa e em nome dessa desculpa arriscam a vida fazendo a travessia sem nenhuma segurança", comenta Glória.

Desde que começou a campanha, o personagem Palhaço `Fonfom` do grupo teatral `Educarte` formado por agentes fiscais de trânsito, o mascote Faixinha e agentes de trânsito, abordam o pedestre de forma simpática e educativa, mostrando o semáforo e pedindo para aguardar, porém a resistência é muito grande por parte da população que insiste em se arriscar e ignorar a orientação que é passada.

Pressa, a grande vilã - O Porto Foco para Pedestres só fica verde permitindo a travessia quando todos os semáforos (da Maria Taquara, Generoso Ponce e Prainha) para a passagem de veículos estão vermelhos. Porém, a população alega `ter pressa`. "Sei que estou errado, porém passo por aqui todos os dias atrasado e estou sempre com pressa por isso não espero ficar verde e atravesso na brecha do sinal", confessa o comerciante José Antônio de Alencar.

Mesma desculpa usada pelo aposentado Luis de Souza Neves. "Não tenho tempo para esperar esse sinal abrir, atravesso e pronto".

Alguns pedestres são receptivos e aprovam a ação da SMTU. "Esse tipo de campanha é muito boa e deve acontecer sempre, pois as pessoas se arriscam muito e podem ser atropeladas a qualquer momento nesse trecho que vem carro de todos os lados", disse a estudante Adriana Stephany.

Opinião compartilhada pela professora Mirian Maria de Castro. "A iniciativa da Secretaria é louvável, porém é um trabalho árduo, pois as pessoas têm que se educar a respeitar o sinal e usar a faixa de pedestres para sua própria segurança", comenta.

Coletivos – O semáforo que fica na faixa exclusiva para ônibus que desce a Praça Maria Taquara, foi reativado com duas opções sincronizadas com o de pedestres: vermelho quando o de pedestres estiver verde e piscante no resto do tempo que permite a passagem dos coletivos. E como estava desligado, os agentes fiscais de transporte da SMTU, tem orientado os motoristas de ônibus para respeitarem o sinal.

No local permanecem os agentes fiscais de trânsito para orientar tanto pedestres quanto condutores de veículos e de ônibus para se adequar à nova realidade.





Fonte: AMM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/248876/visualizar/