Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 11 de Janeiro de 2007 às 19:36

    Imprimir


A Venezuela poderá nacionalizar quatro projetos de melhoria da qualidade do petróleo extraído na bacia do Orinoco, se as negociações com as petrolíferas estrangeiras falharem, disse o ministro de Finanças do país, Rodrigo Cabezas, em entrevista à rede estatal de televisão.

O governo do país está negociando com seis companhias - Exxon Mobil Corp., Chevron Corp., Statoil, Conoco Phillips, Total e BP PLC - que controlam esses projetos na região.

Nesta semana, em que tomou posse para seu terceiro mandato como presidente da Venezuela, Hugo Chávez anunciou que pretende nacionalizar áreas estratégicas da economia e reformular o ambiente jurídico. Quando perguntaram ao ministro se os planos incluiriam a maior empresa de eletricidade, a Electricid de Caracas (EDC), ele reiterou que eles "abrangem todo o setor elétrico". Por enquanto, disse o ministro, o governo quer apenas o controle das operações de telecomunicações, eletricidade e gás natural.

Cabezas reconheceu ainda que o preço do dólar no mercado paralelo atingiu níveis históricos recentemente, mas que não há planos para desvalorizar a taxa oficial. Ele disse também que o governo tentará elevar os impostos cobrados sobre as companhias com lucros elevados, mas vai permitir que elas continuem operando livremente. O governo de Chávez, no entanto, irá favorecer as pequenas empresas controladas por cooperativas e outras formas de propriedade comunitária.

O presidente também vai usar seus poderes especiais para reformular a lei bancária, criar uma nova lei para seguradoras e mudar as regras que regulamentam as transações financeiras do governo, acrescentou Cabezas. "Na semana que vem, decidiremos quais leis serão colocadas sob os poderes especiais do presidente", disse ele.

Cabezas insistiu que companhias como Coca-Cola, Ford e outros grandes grupos internacionais continuarão operando sem mudanças, mas estarão sob regras fiscais mais rigorosas. As informações são da Dow Jones.





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/249065/visualizar/