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Procon registra cerca de 40 mil reclamações em 2006
A Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon-MT) registrou 39.470 reclamações no ano de 2006, sendo 10.601 registros formais (processos) e outras 28.869 orientações dadas por telefone. Com 38,41% (4.072) do número de reclamações formais, o setor de produtos é o campeão de registros.
A maioria dos consumidores reivindica a falta de garantia de abrangência e de peça para reposição dos aparelhos de telefone (1.190), seja ele móvel ou convencional. Também por falta de peças para reposição e pela demora na entrega do produto, os aparelhos de TV (185), som (173) e DVD (166) aparecem como um dos mais reclamados deste setor.
Em segundo lugar no ranking está o setor de serviços essenciais, com 31,02% (3.288) dos registros. Em geral, os consumidores reclamam de cobranças indevidas e abusivas dos serviços oferecidos pelos fornecedores. O serviço de telefonia celular é o mais reclamado do setor com 1.331 registros. Telefonia Fixa, Água/ Esgoto e Energia Elétrica vêm em seguida com 782, 780 e 375 reclamações, respectivamente.
O setor de assuntos financeiros aparece em terceiro lugar na colocação com 19,89% (2.109) das reclamações. Por cobrança indevida e abusiva, os bancos comerciais são os mais reclamados com 584 registros. Em seguida, aparecem os cartões de crédito (551), também por cobrança indevida e pelo não cumprimento dos contratos. Os consumidores também se queixam das financeiras (162).
Com 8,38% (888) das reclamações, o setor de serviços privados está em quarto lugar no ranking do Procon-MT. As Escolas de 1º e 2º graus e de Ensino Superior são as mais reclamadas do setor com 238 registros pelo não fornecimento de documentos. Os estabelecimentos comerciais (131) também são alvos de queixas no órgão, porém por cobranças indevidas e abusivas.
O setor de saúde aparece em quinto, com 2,07% (219) dos registros. Os consumidores reclamam de danos pessoais e do não cumprimento da cobertura proposta pelos convênios e planos de assistência médica e odontológica (103). Já aqueles que reclamam dos Planos de Saúde (64) e dos Planos Odontológicos (51) alegam o não cumprimento do contrato.
Na sexta e sétima posições do ranking estão os setores de habitação e alimentos com, respectivamente, 0,17% (18) e 0,07% (07) das reclamações. Pelo não cumprimento dos contratos, os loteamentos (06) são os mais reclamados no setor de habitação. Em seguida, pela cobrança indevida de taxas, estão os condomínios (04). Já no setor de alimentação, os bares, restaurantes e docerias (03) são os mais reclamados pelos consumidores pelo não fornecimento do contra vale.
O balanço dos registros de atendimentos realizados pelo Procon de Mato Grosso durante todo o ano de 2006 foi realizado pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor – Sindec. Os gráficos que mostram discriminados o percentual de reclamações de cada setor em cada mês podem ser encontrados pelo site do Ministério da Justiça (www.mj.gov.br/dpdc/sindec).
Para mais informações visite o site do órgão (www.setecs.mt.gov.br/procon) ou ligue 3613-8500. Para registrar reclamações, o Procon-MT atende de segunda a sexta-feira, das 12h ás 18h, em sua sede Estadual (Av. Historiador Rubens de Mendonça, nº 917, Edifício Eldorado Executive Center, bairro Araés), ou de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 ao meio dia, no posto de atendimento do órgão no Ganha Tempo (Praça Ipiranga, Centro).
A maioria dos consumidores reivindica a falta de garantia de abrangência e de peça para reposição dos aparelhos de telefone (1.190), seja ele móvel ou convencional. Também por falta de peças para reposição e pela demora na entrega do produto, os aparelhos de TV (185), som (173) e DVD (166) aparecem como um dos mais reclamados deste setor.
Em segundo lugar no ranking está o setor de serviços essenciais, com 31,02% (3.288) dos registros. Em geral, os consumidores reclamam de cobranças indevidas e abusivas dos serviços oferecidos pelos fornecedores. O serviço de telefonia celular é o mais reclamado do setor com 1.331 registros. Telefonia Fixa, Água/ Esgoto e Energia Elétrica vêm em seguida com 782, 780 e 375 reclamações, respectivamente.
O setor de assuntos financeiros aparece em terceiro lugar na colocação com 19,89% (2.109) das reclamações. Por cobrança indevida e abusiva, os bancos comerciais são os mais reclamados com 584 registros. Em seguida, aparecem os cartões de crédito (551), também por cobrança indevida e pelo não cumprimento dos contratos. Os consumidores também se queixam das financeiras (162).
Com 8,38% (888) das reclamações, o setor de serviços privados está em quarto lugar no ranking do Procon-MT. As Escolas de 1º e 2º graus e de Ensino Superior são as mais reclamadas do setor com 238 registros pelo não fornecimento de documentos. Os estabelecimentos comerciais (131) também são alvos de queixas no órgão, porém por cobranças indevidas e abusivas.
O setor de saúde aparece em quinto, com 2,07% (219) dos registros. Os consumidores reclamam de danos pessoais e do não cumprimento da cobertura proposta pelos convênios e planos de assistência médica e odontológica (103). Já aqueles que reclamam dos Planos de Saúde (64) e dos Planos Odontológicos (51) alegam o não cumprimento do contrato.
Na sexta e sétima posições do ranking estão os setores de habitação e alimentos com, respectivamente, 0,17% (18) e 0,07% (07) das reclamações. Pelo não cumprimento dos contratos, os loteamentos (06) são os mais reclamados no setor de habitação. Em seguida, pela cobrança indevida de taxas, estão os condomínios (04). Já no setor de alimentação, os bares, restaurantes e docerias (03) são os mais reclamados pelos consumidores pelo não fornecimento do contra vale.
O balanço dos registros de atendimentos realizados pelo Procon de Mato Grosso durante todo o ano de 2006 foi realizado pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor – Sindec. Os gráficos que mostram discriminados o percentual de reclamações de cada setor em cada mês podem ser encontrados pelo site do Ministério da Justiça (www.mj.gov.br/dpdc/sindec).
Para mais informações visite o site do órgão (www.setecs.mt.gov.br/procon) ou ligue 3613-8500. Para registrar reclamações, o Procon-MT atende de segunda a sexta-feira, das 12h ás 18h, em sua sede Estadual (Av. Historiador Rubens de Mendonça, nº 917, Edifício Eldorado Executive Center, bairro Araés), ou de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 ao meio dia, no posto de atendimento do órgão no Ganha Tempo (Praça Ipiranga, Centro).
Fonte:
Gazeta Digital
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/249864/visualizar/
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