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Economia
Quinta - 04 de Janeiro de 2007 às 14:33

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O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Demian Fiocca, disse hoje que as aprovações de financiamentos da instituição para o setor de ferrovias somaram R$ 2,18 bilhões em 2006, volume bem superior aos R$ 471 milhões liberados para esse setor totalizados em 2005.

Segundo ele, a expectativa é que sejam realizados investimentos totais de R$ 12,5 bilhões no setor ferroviário no País entre 2006 e 2010 e cerca de 50% serão financiados pelo banco. Hoje o BNDES anunciou financiamento de R$ 1,1 bilhão para o Grupo América Latina Logística (ALL) que, segundo Fiocca, foi aprovado no dia 28 de dezembro.

O BNDES, por meio da BNDESPar, participa do grupo controlador da ALL, detendo 7,03% do capital votante da empresa. A participação da BNDESPar no capital total da companhia é de 12,7%, com ações a valor de mercado superior a R$ 1,5 bilhão, de acordo com nota explicativa distribuída pela instituição financeira.

A entrada da BNDESPar no capital da ALL ocorreu em maio de 2006, como resultado do processo de reestruturação da Brasil Ferrovias ocorrido em 2005 e que foi apoiado pelo BNDES.

Melhoria de estradas

Os investimentos de R$ 2,9 bilhões que serão realizados pelo Grupo ALL até 2009 têm como objetivo melhorar a estrutura de via permanente das ferrovias e aumentar os ativos da empresa. "São investimentos em expansão da malha", explicou o diretor de serviços e tecnologia da ALL, Paulo Basilio.

Do total de investimentos, R$ 1,1 bilhão serão financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e, desse total em recursos, R$ 138,4 milhões irão para a Brasil Ferrovias. Basilio não quis detalhar quanto dos recursos totais (R$ 2,9 bilhões) da ALL irão para a Brasil Ferrovias.

Os investimentos serão realizados nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, ao longo de 12 mil quilômetros de extensão de malha.

O objetivo é remodelar e modernizar a via permanente das concessionárias ALL do Brasil, Ferronorte, Ferroban (Brasil Ferrovias) e Novoeste. Além disso, haverá construção de novos pátios de cruzamento, reforma de vagões e locomotivas, modernização de sistemas operacionais e aumento da capacidade de terminais de movimentação de cargas.

O projeto prevê ainda, segundo o BNDES, investimentos para a superação de gargalos logísticos. Serão construídos viadutos nas cidades de Londrina, Paranaguá, Ponta Grossa e Piraquara, no Estado do Paraná.





Fonte: AE

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