Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 04 de Janeiro de 2007 às 14:12

    Imprimir


A Bayer pode ser a primeira empresa a receber autorização para a comercialização de organismos geneticamente modificados no ano que vem. O pedido da multinacional para comercializar milho transgênico resistente a agrotóxicos é o mais adiantado entre os dez processos, de quatro empresas distintas, que aguardam decisão da CTNBio: já recebeu os pareceres necessários e só precisa ser analisado pelos membros da comissão.

Desde a regulamentação da Lei de Biossegurança, no ano passado, nenhum pedido de uso comercial de transgênicos foi aprovado pela CTNBio. A Bayer possui três pedidos de liberação que aguardam resposta da comissão, mesmo número de requisições feitos pela Monsanto e pela Syngenta. Depois da Bayer, o pedido de liberação do milho resistente a insetos da Monsanto é o que está mais perto de ser aprovado. Dos dez pedidos em análise, seis se referem à comercialização de milho, três tratam de algodão, e um, de arroz.

O produtor de milho, Luiz Salles, acredita que a aprovação dos transgênicos proporciona aos agricultores uma vantagem significativa, uma vez que algumas sementes geneticamente modificadas apresentam resistência permitindo o controle de pragas e doenças como a lagarta de cartucho, considerada uma praga de difícil manejo e custeio alto. Segundo o produtor, por causa dela, é necessário passar inseticida por duas ou três vezes na lavoura, elevando os investimentos nos cultivares. “Com o transgênico, com certeza, reduziria esse custo”, disse. (fonte: Avisite)





Fonte: Clube do Fazendeiro

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/250668/visualizar/