Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 02 de Janeiro de 2007 às 14:24

    Imprimir


Durante a posse do governador Blairo Maggi ontem, 01, para o mandato de 2007-2010 realizada no Centro de Eventos do Pantanal o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios - AMM, José Aparecido dos Santos, destacou a importância da parceria entre o Governo do Estado e os municípios. Após parabenizar Blairo Maggi pelo trabalho realizado em Mato Grosso no primeiro mandato, Cidinho, representando os prefeitos, salientou a forma inédita com que o governador tem chamado todos eles para serem parceiros, independente de partidos.

Segundo Cidinho, as parcerias firmadas permitiram aos municípios uma série de avanços em todos os setores da administração pública, a exemplo das rodovias. “Nos últimos quatro anos, foram abertas, restauradas e pavimentadas várias estradas no estado. Cerca de 30 mil casas foram construídas. Conquistas iguais podem ser percebidas na Educação, Saúde, Segurança Pública, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, inclusão Social, Turismo e Cultura. Tudo graças às parcerias”, frisou.

Para o presidente da AMM a crise econômica que abateu o estado, “infelizmente”, fez com que os projetos fossem desacelerados ou até mesmo paralisados. “Mas estamos otimistas que a crise está passando e poderemos retornar com os projetos e programas do Governo em conjunto com os municípios”, disse. José Aparecido dos Santos ainda agradeceu a “forma transparente” com a qual o governador vem tratando as questões municipais como é o caso do índice do ICMS. “O governador permitiu que a AMM tivesse acesso a esses números e participasse da elaboração do índice”, falou Cidinho, lembrando que o mesmo ocorreu com a definição em conjunto dos critérios do transporte escolar.

De acordo com Cidinho a expectativa dos prefeitos agora é com um Governo ainda mais municipalista. “O vice-governador, Silval Barbosa, já foi prefeito e conhece muito bem as necessidades e dificuldades dos municípios”, disse. Cidinho destacou a importância de outros dois projetos. A extensão da Universidade Estadual de Mato Grosso, Unemat, na forma física ou por meio de ensino à distância, por vídeo-conferência, e a implantação dos consórcios regionais de desenvolvimento econômico. “ Os consórcios vão descentralizar e regionalizar as ações do governo e facilitar a vida do cidadão comum que mora no interior”, opinou.

“Queremos agora o apoio do governador para conseguirmos a revisão do Pacto Federativo em prol de uma distribuição tributária justa. Todos sabem que os municípios, apesar de arcarem com a maior parte das responsabilidades atualmente, recebem apenas 14% do bolo tributário, ficando 26% para estados e a maior parte, 60%, para a União, o que inviabiliza muitas prefeituras”, salientou.

Ao finalizar, Cidinho ressaltou que 135 prefeitos apoiaram a reeleição de Blairo Maggi, mas que “todos os 141 estão prontos para serem parceiros e ajudarem o governo em mais esta gestão”, destacou.





Fonte: AMM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/251096/visualizar/