Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 29 de Dezembro de 2006 às 13:27

    Imprimir


A sede da Fundação Nacional do Índio (Funai), em Cuiabá, foi ocupada na manhã desta sexta-feira por cerca de 30 índios Terena, para discutir a demarcação de 30 mil hectares da aldeia Kopenoty, em Peixoto de Azevedo (690 km de Cuiabá), onde vivem cerca de 300 membros da etnia. Segundo os próprios índios, a ocupação ocorreu porque uma reunião marcada pela diretoria da Funai não ocorreu devido ao recesso do órgão.

Uma funcionária da empresa responsável pela vigilância do órgão informou que a situação é tranquila e que não houve "invasão", já que os índios estão aguardando em frente prédio e na recepção: "Eles mesmos estão telefonando para localizar alguém da administração para conversar e está tudo calmo aqui", disse.

O administrador da Funai, Carlos Márcio Vieira Barros, ainda não foi localizado pela reportagem para falar sobre o assunto. Os Terena aguardam há anos a demarcação dessa terra, após viverem em acampamentos às margens das rodovias, em pequenos núcleos em Rondonópolis ou áreas alugadas pela Funai. Apesar da disponibilização da área pra a tribo, uma disputa entre fazendeiros e a dificuldade para lidar com o solo pobre impedem o estabelecimento dos Terena no local.

Mais informações durante o dia.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/251609/visualizar/