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Educação/Vestibular
Domingo - 24 de Dezembro de 2006 às 15:26

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A repetência, a evasão e o abandono da escola são fatores que influenciam diretamente nos índices educacionais. Muitas vezes são reflexo da violência, em todas as suas formas, da falta de incentivo aos estudos e atividades extra-curriculares. Foi pensando em combater esses históricos, que o projeto Aplauso, criado em 1994, foi implantado em várias escolas da rede pública de ensino.

De norte a sul, de leste a oeste de Mato Grosso existe mais de 50 mil crianças que participam do projeto e transformaram o comportamento tanto na escola quanto em casa, desde quando começaram a serem atendidas pelas oficinas pedagógicas do Aplauso. Crianças como Jean Nunes Dorian e Xismábila Tatiane da Silva, ambos de 12 anos de idade.

Freqüentando a oficina de futsal, Jean se transformou em um aluno mais calmo, participativo, estudioso e interessado nos eventos da escola. “Antes brigava muito dentro e fora de sala. Hoje sou mais tranqüilo e tiro boas notas, já que para continuar no futsal preciso de notas azuis”, acrescenta. E apesar da pouca idade ele revela que quer ser um policial quando crescer

Para Xismábila, as aulas de reforço ajudam nas disciplinas de Português e Matemática, onde ela tem mais dificuldade no aprendizado. “Melhorei muito, deixei a bagunça de lado, voltei a prestar mais atenção nas aulas e agora só tiro nota de 8 pra 10”, disse. Ela também participa das aulas de voleibol, dança e artesanato.

Os dois alunos, que passaram para a 7ª série, estudam na Escola Estadual Irene Ortega, no município de Mirassol D’Oeste (a 329 km de Cuiabá), onde mais 150 crianças são atendidas pelo Aplauso com o reforço escolar, oficinas pedagógicas, esportivas, culturais e artísticas como; futsal, vôlei, artesanato, aulas de reforço e dança.

O projeto foi implantado na escola em agosto deste ano, mas segundo a diretora Edna Lopes de Lima, em pouco tempo eles perceberam a mudança no comportamento dos alunos. “Tínhamos graves problemas de indisciplina, violência, conflitos, e hoje eles mudaram, estão mais presentes, o rendimento melhorou e a participação também”, finalizou. Aplauso

É mais uma ação desenvolvida pela Secretaria de Estado de Educação, que é voltada para melhorar a qualidade de ensino, reduzir a evasão e a repetência nas escolas do Estado e assim melhorar a distorção existente entre as idades e as séries dos alunos. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação, desde 2003, o projeto Aplauso atualmente é aplicado em 426 escolas, sendo 202 municipais e 224 estaduais, e atende 45 mil alunos da rede estadual.

Nesses últimos quatro anos o projeto recebeu um investimento de mais de R$ 15,7 milhões e atendeu 197.380 alunos. Com atividades, que vão desde aulas de dança, como balé, jazz e hip hop; bandas de música; fanfarra; grupos de teatros; capoeira; reforço escolar; e leitura, entre outros. As atividades também motivam os estudantes a permanecer na escola - já que são cobradas assiduidade na sala de aula - e bom desempenho para continuar nos projetos. Assim, o Governo reduz a evasão e a repetência escolar.

Para oferecer o Aplauso, a Seduc-MT firmou convênios com as prefeituras ou diretamente com as escolas estaduais.

Em 2006, as atividades aplicadas pelo projeto “Abrindo Jogo” foram integradas no projeto Aplauso. Antes, a aplicação era voltada para área do esporte com artes marciais, como judô, caratê e jiu-jitsu. Proporcionou a abertura das escolas aos finais de semana e nos feriados e se transformaram em espaços de cidadania, integração familiar e social.

O projeto também distribuiu kit’s esportivos, cada um contendo uma bola de vôlei, de futebol de campo e de salão, handebol e basquete, redes, apitos, e de xadrez. Além de formar professores para aplicar o jogo na escola.

Somados os anos de 2003, 2004 e 2005, as ações do “Abrindo Jogo” beneficiaram 481.900 alunos com um investimento de R$ 1,1 milhão. Tudo isso, para levar os pais e familiares para dentro da escola e ajudar no rendimento escolar do aluno. “Atrair a comunidade à escola e, conseqüentemente, melhorar a qualidade do ensino, favorecer a inclusão social são táticas para criar uma cultura de paz”, finaliza o coordenador do Aplauso na Seduc, Marconi Dantas Correa.





Fonte: 24HorasNews

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