Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 21 de Dezembro de 2006 às 10:52

    Imprimir


Empresa leva ao Estado do Mato Grosso do Sul todas as informações sobre a ferramenta inovadora para o controle de ácaros e insetos na cultura do algodão. Com o slogan “Levar o Oberon onde o produtor está”, a Caravana Oberon Algodão, realizada pela Bayer CropScience para a divulgação de seu inseticida-acaricida lançado no início de 2006 e que se já tornou uma importante ferramenta para o controle de pragas que infestam as lavouras de algodão do país, esteve também com os produtores do município de Chapadão do Sul. Em formato diferenciado de workshop, trouxe informações relevantes sobre o manejo da mosca-branca e de ácaros que, atualmente, tiram o sono dos produtores.

“Sem bons inseticidas e acaricidas, os produtores podem perder até 40% de sua produção devido ao ataque de pragas”, destacou o professor de entomologia da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), Paulo Degrande, que ministrou palestras sobre a importância de um bom controle de praga.

Os eventos já aconteceram nas cidades de Luis Eduardo Magalhães (BA), Ipameri (GO), Campo Verde (MT), Primavera do Leste (MT), Rondonópolis (MT), Chapadão do Sul (MS), Mineiros (GO), Campo Novo do Parecis (MT) e Lucas do Rio Verde (MT).

“Temos uma parceria de anos com os cotonicultores brasileiros e procuramos sempre trazer ao mercado soluções inovadoras e também oferecer serviços diferenciados. Sabemos que a mosca-branca e os ácaros preocupam bastante e, por isso, desenvolvemos a Caravana Oberon para levar aos produtores e consultores técnicos, onde eles estão, todas as informações sobre o controle de pragas com a utilização do Oberon que é, sem dúvida, uma solução de alta tecnologia desenvolvida para atender às necessidades dos produtores brasileiros de algodão”, explica o gerente de produtos Inseticidas, Luís Henrique Feijó.

Durante toda a Caravana Oberon, a equipe Bayer CropScience apresentou os benefícios do produto, recomendado para o controle da mosca-branca e dos ácaros branco e rajado na cultura do algodão. O Oberon pertence a um novo grupo químico descoberto pela empresa, que permite uma 'performance inteligente' nas três fases do inseto e do ácaro (ovo, ninfas e adulta). O inseticida-acaricida da Bayer CropScience atua, imediatamente após a aplicação, sobre o metabolismo de inseto ou do ácaro, independente da fase de desenvolvimento nas quais os mesmos se encontram.

O produto, ainda segundo a empresa, também possui exclusivo mecanismo de ação, que inibe a biossíntese de lipídios e interfere na atividade hormonal tanto do ácaro como da mosca-branca. Esse efeito causa a deformação e infertilidade dos ovos no interior dos insetos e ácaros, o que impossibilita a oviposição, acarretando a morte das pragas. Outro diferencial da solução é sua propriedade lipofílica, que possibilita a adesão do produto às camadas cerosas da planta e permite sua rápida penetração nas folhas.

Estão entre as características do Oberon a alta eficiência sobre ovos, ninfas e adultos da mosca-branca e ácaros branco e rajado; o melhor controle e menor transmissão de virose; baixo risco de lavagem por chuvas, o que prolonga o período de proteção; e boa seletividade aos inimigos naturais.

“Utilizamos o Oberon na última safra e ficamos muito satisfeitos com os resultados. Os efeitos do produto na lavoura nos deixa mais tranqüilos porque as pragas podem prejudicar muito a qualidade da fibra produzida e isso é muito ruim. O Oberon da Bayer CropScience é uma ferramenta que nos auxilia e muito no manejo das pragas que podem geram grandes e sérios prejuízos”, afirma Celito Breda, do Grupo Círculo Verde (empresa que reúne as fazendas Santa Cruz e Mineira) de Barreiras (BA).





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/252922/visualizar/