Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 21 de Dezembro de 2006 às 07:56

    Imprimir


Chega o final do ano e as pessoas já pensam em passar as festas em novos ares. A preocupação com presentes, ceia e os gastos adicionais martelam na cabeça a todo momento, mas não devem ser os únicos pontos a serem analisados na hora de colocar o pé na estrada.

As orientações sobre a conservação do seu automóvel podem parecer piegas para você, mas são importantes e devem ser cumpridas por dois motivos fundamentais. O primeiro pelo fato de garantir maior segurança nas estradas e evitar acidentes, o segundo por causa da fiscalização. Você sabia que um carro mal conservado pode causar multas?

Pois a resposta para a pergunta é sim. Para que você saiba quais atitudes deve tomar para preparar seu carro para a viagem e quanto economiza ao fazê-lo, veja abaixo as informações concedidas pelo Procon-SP.

De acordo com a entidade, dentre as principais infrações cometidas na estrada está a falta de cuidados com os equipamentos obrigatórios. Este fato pode causar multa para o motorista e ainda significa um perigo.

Dentre estes itens obrigatórios, estão o extintor de incêndio, triângulo de sinalização, sistema de iluminação externa, cinto de segurança para todos os passageiros e o estado do pneu (inclusive o estepe). No entanto, cada tipo de veículo conta com equipamentos necessários; para verificá-los, acesse o site do Denatran.

Somente conter estes equipamentos no veículo não garante que você não será multado. Isso porque a legislação brasileira ainda pune os motoristas que circulam com estas peças fundamentais sem a manutenção básica.

Um pneu careca, um triângulo quebrado ou a falta do cinto de segurança no banco traseiro podem causar multa, caso você seja parado em alguma fiscalização. Para quem estava economizando para gastar na viagem, os valores podem representar o suicídio do orçamento. Mas você sabe qual o valor destas multas?

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) é quem determina as regras do Código de Trânsito Brasileiro, e quem estiver em desacordo com estas normas pode levar multa, receber alguns pontos na carteira e ainda ter o carro apreendido.

Para quem descumprir as regras estabelecidas acima, de manutenção e conservação dos equipamentos no carro, a multa é de R$ 127,69, além dos cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Já em caso de pneu careca, considerada multa grave também, o motorista ainda arcará com R$ 85,13 e quatro pontos.

Os problemas não param por ai. Somente após o pagamento dos débitos o documento é entregue novamente ao motorista, que pode ser multado caso não regularize a situação num determinado prazo e circule sem o documento.





Fonte: InfoMoney

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/252991/visualizar/