Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 20 de Dezembro de 2006 às 17:40

    Imprimir


Pela primeira vez na História do Brasil, um estudo detalhado revela a situação de todos os biomas do País. Os Mapas de Cobertura Vegetal dos Biomas Brasileiros foram apresentados pelo Ministério do Meio Ambiente durante a abertura da 12ª Reunião Extraordinária da Comissão Nacional de Biodiversidade (Conabio), em Brasília, nesta quarta-feira (20).

O estudo revelou que a cobertura vegetal dos biomas Amazônia, Cerrado, Pampa, Pantanal e Caatinga apresentam áreas com percentuais acima de 40% em relação às suas coberturas originais. Para o secretário de Biodiversidade e Florestas do MMA, João Paulo Capobianco, a apresentação dos resultados pode ser comparada à concretização de um sonho. “Há muitos anos se desejava um estudo como este. Hoje temos um mapeamento nacional, que será analisado e aprimorado continuamente”, afirmou, durante a reunião.

O Pantanal é o bioma que detém o melhor resultado, com 88,7% de cobertura vegetal intacta. Depois aparece a Amazônia (85%), seguida da Caatinga (62,6%), do Cerrado (61,1%) e do Pampa, com 41,3%. O último lugar da lista pertence à Mata Atlântica, com 27,44%. O estudo, cujo ano base é 2002, contou com a participação de técnicos do Ministério do Meio Ambiente, do IBGE, da Embrapa e de diferentes universidades, entre outros órgãos federais e entidades.

A íntegra do mapeamento estará disponível no início de 2007, afirmou Capobianco. “É uma contribuição de enorme valor, que ajudará a identificar as áreas críticas”, disse. Os mapas deverão ainda oferecer subsídios para a formulação de políticas públicas de conservação e uso sustentável da biodiversidade do país. Cada bioma foi tratado como um projeto independente. Interessados em conhecer o conteúdo dos resumos executivos dos projetos de cada bioma podem acessar o site , no link Biodiversidade Brasileira, e selecionar no menu à esquerda o título Cobertura Vegetal dos Biomas Brasileiros.

A iniciativa de mapear a cobertura vegetal dos biomas é da Secretaria de Biodiversidade e Florestas. Ela foi implementada com recursos do Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira (Probio), resultante de parceria entre o MMA, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) e o Banco Mundial.

O Pantanal

Com área total de 150.355 Km², o Pantanal se situa na região Centro-Oeste e está inserido na bacia do Rio Paraguai. As paisagens pantaneiras formam um grande mosaico que, mesmo ocupado há mais de 250 anos, abriga grande diversidade de espécies de plantas e animais adaptados à dinâmica do clima e aos pulsos de inundação da região. Foram compostas para o bioma 17 imagens de satélite da série Landsat, do ano de 2002, e 20 cartas topográficas na escala de 1:250.000. Verificou-se que 88,7% da cobertura vegetal do bioma encontra-se preservada enquanto 11,7% são áreas de uso antrópico (ação do homem). As áreas mais preservadas estão no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, 85,3% e 91% respectivamente.

A Amazônia A Amazônia abrange uma área de aproximadamente 4.196.943Km². Apesar de sua dimensão, da riqueza de espécies que abriga e da diversidade de habitats que oferece, há grandes lacunas no conhecimento sobre sua flora, fauna e processos ecológicos. O mapeamento foi feito a partir de 198 imagens Landsat, captadas de 2001 a 2004. A partir de 261 cartas, na escala de 1:250.000, foi possível mapear as classes de vegetação (tipos de fisionomia, distribuição espacial) e classes de uso (vegetação secundária, pasto, cultura). O trabalho revelou uma área de cobertura vegetal preservada de 85%; destes, 80,76% compostos por florestas, 2,5% por água e 3% por vegetação secundária, indicando uma área antropizada (ação do homem) total de 9,5%, concentrada no Pará, Mato Grosso, Rondônia e Maranhão.

O Cerrado

Com extensão de aproximadamente 204,7 milhões de hectares, o Cerrado se estende pela Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Piauí, São Paulo, Tocantins e Distrito Federal. Ele é considerado o segundo bioma brasileiro mais rico em biodiversidade. O mapeamento revelou que a porcentagem da cobertura vegetal do Cerrado é de 61,1%. Esse percentual é maior do que outros levantamentos feitos, como o da ong Conservação Internacional, que em 2004 indicava 55% de área intacta. Uma das principais razões dessa diferença está na resolução espacial dos dados de sensoriamento remoto. Os resultados da Conservação Internacional se baseiam em imagens de satélite com uma resolução espacial de 1 Km, menos precisa do que a resolução do satélite Landsat, usada no mapeamento, de 30 metros.

Foram analisadas 114 cenas do satélite Landsat ETM+ (ano-base 2002). Esse satélite permite mapeamentos temáticos na escala de até 1:50.000. Com essas imagens foram confeccionados 172 mapas na escala de 1:250.000, um nível de detalhamento inédito. Piauí, Maranhão, Tocantins e Bahia são os estados onde o percentual do bioma é maior.

A inovação do mapeamento está na identificação dos remanescentes de formações não florestais, além das áreas antrópicas, em toda a área de abrangência do bioma. O estudo apontou a presença de 27,44% de remanescentes (22,44% florestais e 5% não-florestais). Esse total agrega áreas acima de aproximadamente 15 hectares, incluindo vegetação original e secundária em estágio mais avançado.

Os resultados diferem da referência atual estabelecida pelo Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica (da Fundação SOS Mata Atlântica, 2002) por algumas razões. O estudo anunciado nesta quarta-feira (20) adota o Mapa dos Biomas Brasileiros de 2004, enquanto o atlas adota os limites do domínio da Mata Atlântica extraídos do Mapa de Vegetação do IBGE elaborado em 1993. É preciso destacar ainda que as escalas de mapeamento são diferentes e o conceito de remanescentes adotado no mapeamento é mais abrangente do que no atlas.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/253051/visualizar/