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Politica Brasil
Quarta - 20 de Dezembro de 2006 às 15:26

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O Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes de Mato Grosso estuda mudanças no projeto de duplicação da BR-364 na Serra de São Vicente. No local, a rodovia está sendo duplicada numa extensão de 8,5 km, uma obra orçada em R$ 16 milhões e realizada através de convênio entre o governo do Estado e a União. As mudanças implicam a construção de um viaduto para vencer um vão de 80 metros de profundidade e a substituição do asfalto por uma pista de concreto.

O projeto original prevê a construção de um aterro de 80 metros e a construção de asfalto. Com as mudanças, o Dnit espera uma rodovia com mais segurança e qualidade, além da redução do custo da obra e do seu impacto ambiental. A obra de duplicação começou no sentido Rondonópolis-Cuiabá e está em fase de terraplanagem. No local, máquinas e tratores trabalham para vencer enormes blocos de pedras e conseguir transpor a serra.

O superintendente do Dnit em Mato Grosso, Rui Barbosa Egual, acredita que a duplicação da BR na Serra de São Vicente vai resolver um dos principais problemas no tráfego em rodovias federais do Estado. A Serra de São Vicente é considerada um dos trechos mais críticos já que recebe um fluxo de pelo menos 7 mil veículos por dia, a maioria deles com carga pesada. "Vamos dar mais fluxo ao tráfego e segurança para os motoristas", acredita ele.

O trecho da rodovia foi visitado, nesta quarta-feira, pelo deputado federal Wellington Fagundes, que conseguiu a liberação dos recursos no Ministério dos Transportes. Ele também acredita que as mudanças no projeto original devem melhorar a qualidade da obra e solucionar um ponto de estrangulamento no tráfego de veículos no Estado. "O custo-benefício desta obra é muito grande: tráfego mais fácil e vidas sendo salvas", disse ele. As mudanças no projeto original ainda precisam de aprovação no Ministério dos Transportes.

A substituição do aterro por um viaduto vai representar redução de custos. Já a substituição do asfalto pelo concreto, encarece a obra, mas garante mais durabilidade e qualidade ao pavimento.





Fonte: 24HorasNews

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