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Sábado - 16 de Dezembro de 2006 às 04:35

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O consumidor brasileiro poderá agora acompanhar se as reclamações levadas aos Procons estaduais são ou não solucionadas pelas empresas. O primeiro Cadastro Nacional de Reclamações fundamentadas foi lançado nesta sexta-feira (15.12), em Brasília, pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça, e está disponível no endereço eletrônico (www.mj.gov.br/dpdc).

Para o diretor do DPDC, Ricardo Morishita, mais importante do que o número exato de reclamações fundamentadas é saber se a empresa se esforça para resolver o problema do consumidor quando a queixa é levada ao Procon. "O número absoluto é um bom indicativo, mas é preciso saber qual a postura da empresa diante dos problemas. Uma vez ocorrida a queixa, ela tenta minimizar o dano ou não?", diz Morishita.

Lideram a relação das empresas com menor percentual de atendimento das reclamações as empresas Avestruz Máster, Hipercard, Net Cobranças, Unimed João Pessoa, Telemar, Losango, Caixa Econômica Federal, Banco Ibi, Itau e Extra. As cinco primeiras resolvem pouco mais da metade das reclamações (até 53,9%). Entre a sexta e a décima colocadas, o percentual varia entre 61% e 67%.

O cadastro nacional, uma antiga exigência do Código de Defesa do Consumidor (CDC), é a consolidação das reclamações fundamentadas dos Procons estaduais e só foi possível graças à implementação do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec).

Neste primeiro cadastro nacional estão incluídas reclamações fundamentadas registradas entre janeiro e agosto deste ano, em 11 Procons das cinco regiões do país (Acre, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Tocantins).

Em números absolutos, operadoras de telefonia celular e fabricantes de aparelhos dominam as primeiras posições da lista das empresas com maior número de reclamações fundamentadas. Entre as dez empresas com maior número absoluto de reclamações, oito são fabricantes de celular ou operadoras de telefonia. São elas: Nokia, Vivo, LG, Benq Siemens, Gradiente, Claro, TIM e Motorola. Entre estas empresas, no entanto, o percentual de reclamações solucionadas é de mais de 70%.

Na lista das dez empresas com maior número absoluto de reclamações apenas duas empresas não são do setor: a campeã, Avestruz Master, e a 10ª colocada, Yamada, loja de eletrodomésticos da região Norte.





Fonte: Assessoria/ Procon-MT e DPDC

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