Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 15 de Dezembro de 2006 às 10:17

    Imprimir




A Rússia fechou um acordo nesta quinta-feira (14) para fornecer ao Brasil combustível para foguetes e tecnologia espacial como parte de um esforço mais amplo para estreitar os laços políticos entre os dois países e aumentar o comércio de produtos como aeronaves e carne.

Duas das principais economias emergentes do mundo, Rússia e Brasil pretendem impulsionar o comércio bilateral para US$ 10 bilhões até 2010, dos US$ 4 bilhões atuais, disseram os chanceleres dos dois países a repórteres depois de uma reunião.

O acordo de quinta-feira deve ajudar o Brasil a lançar satélites no espaço com segurança, depois da explosão na base de lançamento de Alcântara, no Maranhão, que matou 21 pessoas em 2004.

O Brasil também está próximo de um acordo para comprar helicópteros russos, disse o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, sem dar mais detalhes. O país também pretende que a Rússia retire seu veto à compra de carnes congeladas de alguns dos principais Estados agrícolas brasileiros, suspensas há um ano após o surgimento de focos de febre aftosa no país.

Amorim disse que tentará convencer a Rússia de que a carne brasileira é segura e deliciosa levando seu colega russo para jantar em uma churrascaria. Em resposta, o chanceler russo, Sergei Lavrov, brincou que o jantar terá de ser bastante persuasivo, já que ele visitou recentemente a Argentina, outro país famoso por sua carne.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/254123/visualizar/