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Politica Brasil
Sexta - 15 de Dezembro de 2006 às 08:09

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Análise do cilindro de voz da caixa-preta do Boeing da Gol que caiu matando todas as 154 pessoas a bordo mostra que a tripulação ouviu parte dos chamados do centro de controle aéreo de Brasília (Cindacta-1) para o jato Lagacy, que acabou colidindo com o Boeing por estar na mesma altitude (37 mil pés), em setembro passado.

De acordo com o jornal O Estado de S.Paulo, integrantes da Força Aérea Brasileira (FAB) citam a gravação como prova contra a tese, defendida pelos controladores, de que há "buracos negros" no espaço aéreo brasileiro - pontos nos quais o sistema de rádio e de radar simplesmente deixariam de funcionar. Os militares defendem que não pode ter havido falha de comunicação em terra, uma vez que o Boeing, mais distante de Brasília que o Legacy, consegui fazer contato.

A gravação mostra que o comandante Décio Chaves Júnior, do avião da Gol, sintonizou o rádio na mesma freqüência usada pelo Cindacta-1 e ouviu as tentativas dos controladores de entrar em contato com o Legacy - a comunicação foi retomada apenas após o impacto entre as aeronaves. O comandante no entanto, não teve como saber que voava em rota de colisão com o Legacy.

Para os técnicos do Centro de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), que investigam o motivo pelo qual os pilotos do Legacy, os americanos Joseph Lepore e Jan Paladino, não responderam à série de chamados do Cindacta-1, pouco antes da colisão. Uma das hipóteses é a de que Paladino e Lepore tenham sintonizado seu rádio na freqüência errada.





Fonte: 24HorasNews

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