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Secitec faz mapeamento da Educação Superior de MT
A Superintendência de Gestão de Educação Superior da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec) está realizando trabalho relevante para o Governo do Estado. São visitas às cidades pólos de Mato Grosso para a chancela do diagnóstico do Ensino Superior e da educação à distância, elaborado recentemente pela consultoria do Instituto Creatio.
“A Secitec tem desenvolvido este trabalho fora do gabinete, ou seja, tem trabalhado em campo nas principais regiões do Estado para discutir e ressaltar informações localizadas com a troca de idéias com quem de fato tem atuado em prol da educação e propriamente do nível superior”, diz a superintendente Inês Costa Marques.
Ela explica que será com base nos resultados deste diagnóstico apurado in loco que será formatada uma nova proposta para ações nos municípios de forma que seja assegurada a oferta e a qualidade educacional em todo o Estado, respeitando as principais demandas regionais, porque cada pólo tem sua característica específica de qualificação variando entre as áreas do turismo, do agronegócio ou da saúde, por exemplo.
Todos os dados que estão sendo validados nos municípios mato-grossenses darão base para uma análise comparativa mais abrangente para se saber em qual caminho o governo deverá investir em ações para o aperfeiçoamento da Educação Superior e para a formatação de uma rede integrada para a educação à distância (EAD).
“Já conseguimos visitar nove das doze cidades pólos de Mato Grosso e em cada reunião participativa tivemos a presença dos respectivos secretários municipais de Educação que variou entre seis até doze integrantes”, informa Inês Marques.
Nestas reuniões com os secretários municipais, a Superintendência de Gestão de Educação Superior da Secitec está reafirmando as informações que foram apuradas pelo instituto e construindo uma base de dados atualizada para o esboço de uma nova política de Educação Superior para o Estado de Mato Grosso.
O governo estadual atualmente já tem desenvolvido trabalho ativo por intermédio das unidades da Universidade de Mato Grosso (UNEMAT) quer seja por meio dos seus 11 Campi, Institutos, Núcleos Educacionais e de Extensão ou de Educação à Distância, tem conseguido atender aos 146 municípios mato-grossenses com a oferta de educação superior gratuita e de qualidade.
Conforme explica a superintendente Inês Marques, ao final deste levantamento será confeccionado um documento preliminar mostrando a atual situação da Educação Superior com os respectivos interesses e demandas das regiões assistidas.
“Ao término deste trabalho vamos publicar relatórios de total acesso público (como o que já está acessível no site da Secitec que disponibiliza todas as informações da primeira fase deste mapeamento educacional no Estado feito pelo Instituto Creatio). E para 2007, estamos idealizando um encontro estadual para a validação final das informações apuradas e que estará mobilizando a Secretaria de Ciência e Tecnologia, a de Educação e as Secretarias Municipais, além da própria Unemat entre outras”, conclui Inês Marques.
O mapeamento vai ajudar inclusive a fomentar a meta estabelecida no Plano Nacional de Educação que, em específico, para as 12 regiões pólos de MT projeta para até o ano de 2010, o crescimento de atendimento da população entre 18 a 24 anos, com o número de matrículas no Ensino Superior saltando de 72,7 mil para 117,7 mil, representando um acréscimo de 45 mil novos universitários em apenas quatro anos.
“A Secitec tem desenvolvido este trabalho fora do gabinete, ou seja, tem trabalhado em campo nas principais regiões do Estado para discutir e ressaltar informações localizadas com a troca de idéias com quem de fato tem atuado em prol da educação e propriamente do nível superior”, diz a superintendente Inês Costa Marques.
Ela explica que será com base nos resultados deste diagnóstico apurado in loco que será formatada uma nova proposta para ações nos municípios de forma que seja assegurada a oferta e a qualidade educacional em todo o Estado, respeitando as principais demandas regionais, porque cada pólo tem sua característica específica de qualificação variando entre as áreas do turismo, do agronegócio ou da saúde, por exemplo.
Todos os dados que estão sendo validados nos municípios mato-grossenses darão base para uma análise comparativa mais abrangente para se saber em qual caminho o governo deverá investir em ações para o aperfeiçoamento da Educação Superior e para a formatação de uma rede integrada para a educação à distância (EAD).
“Já conseguimos visitar nove das doze cidades pólos de Mato Grosso e em cada reunião participativa tivemos a presença dos respectivos secretários municipais de Educação que variou entre seis até doze integrantes”, informa Inês Marques.
Nestas reuniões com os secretários municipais, a Superintendência de Gestão de Educação Superior da Secitec está reafirmando as informações que foram apuradas pelo instituto e construindo uma base de dados atualizada para o esboço de uma nova política de Educação Superior para o Estado de Mato Grosso.
O governo estadual atualmente já tem desenvolvido trabalho ativo por intermédio das unidades da Universidade de Mato Grosso (UNEMAT) quer seja por meio dos seus 11 Campi, Institutos, Núcleos Educacionais e de Extensão ou de Educação à Distância, tem conseguido atender aos 146 municípios mato-grossenses com a oferta de educação superior gratuita e de qualidade.
Conforme explica a superintendente Inês Marques, ao final deste levantamento será confeccionado um documento preliminar mostrando a atual situação da Educação Superior com os respectivos interesses e demandas das regiões assistidas.
“Ao término deste trabalho vamos publicar relatórios de total acesso público (como o que já está acessível no site da Secitec que disponibiliza todas as informações da primeira fase deste mapeamento educacional no Estado feito pelo Instituto Creatio). E para 2007, estamos idealizando um encontro estadual para a validação final das informações apuradas e que estará mobilizando a Secretaria de Ciência e Tecnologia, a de Educação e as Secretarias Municipais, além da própria Unemat entre outras”, conclui Inês Marques.
O mapeamento vai ajudar inclusive a fomentar a meta estabelecida no Plano Nacional de Educação que, em específico, para as 12 regiões pólos de MT projeta para até o ano de 2010, o crescimento de atendimento da população entre 18 a 24 anos, com o número de matrículas no Ensino Superior saltando de 72,7 mil para 117,7 mil, representando um acréscimo de 45 mil novos universitários em apenas quatro anos.
Fonte:
24HorasNews
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/254659/visualizar/
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