Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 12 de Dezembro de 2006 às 16:21

    Imprimir


Os servidores municipais de Várzea Grande que atuam no controle e elaboração do orçamento de suas respectivas secretarias participam hoje de um curso sobre Planejamento e Orçamento. O curso está sendo ministrado no auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, pela gestora governamental da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan/MT), Susan Dignart, e tem 10 horas de carga horária.

O Orçamento 2007 foi elaborado para promover a descentralização, por isso a capacitação é necessária.

A capacitação tem como modelo as políticas públicas e de planejamento executadas pelo Estado, que seguem o modelo do que é usado pela União, o SIAF – Sistemas Integrados de Acompanhamento Financeiro. "Com este modelo todos os recursos, repasses e despesas ficam discriminados e podemos saber realmente o que é caixa próprio do município e também identificar melhor as necessidades", explica o assessor de Planejamento, Manoel Roberto de Almeida Neto.

Dentro deste modelo todas as despesas (pagamentos/compras/manutenção) existe uma fonte pagadora. Por exemplo, separam-se recursos próprios das transferências constitucionais, das voluntárias, dos convênios e da cooperação de crédito. "O orçamento baseado no modelo do SIAF gera transparência, requer gestão com responsabilidade e atende aos princípios da LRF", completa Neto.





Fonte: RMT-Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/254688/visualizar/