Presidente Dilma empossa novo ministro da Agricultura
A presidente Dilma Rousseff deu posse, no sábado (16), de manhã, ao novo ministro da Agricultura, o deputado federal Antônio Andrade (PMDB-MG), e ao ministro do Trabalho, Manoel Dias (PDT-SC). Na cerimônia, o ex-ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Moreira Franco (PMDB-RJ), também foi empossado na Secretaria de Aviação Civil.
Antônio Andrade assume o posto deixado por Mendes Ribeiro, cuja saída do comando da pasta já vinha sendo cogitada há algum tempo, por causa da saúde debilitada devido ao tratamento de um câncer.
O nome do senador Blairo Maggi (PR) chegou a ser ventilado nos bastidores como provável substituto de Mendes, mas as negociações não avançaram, depois que o Partido da República o preteriu.
Nas palavras dirigidas aos ex-ministros Mendes Ribeiro e Brizola Neto, Dilma foi carinhosa e chamou-os de "Mendezinho" e "Brizolinha". Mendes Ribeiro chegou a se emocionar com a homenagem de Dilma, que disse para ele "resistir às dificuldades" - o ministro está se recuperando de um tumor no cérebro e retomará seu mandato na Câmara dos Deputados. "Espero que você pare de andar para baixo e para cima", brincou Dilma.
Ao encerrar seu discurso, Dilma dirigiu-se aos novos ministros: "É um convite ao trabalho". Nós temos responsabilidades e obrigação de continuar transformando o Brasil”, afirmou Dilma.
O novo ministro:
Antônio Andrade é engenheiro civil graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e produtor rural. Filiado ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) desde 1987. Foi prefeito de Vazante (MG) e deputado estadual por três mandatos. Está no segundo mandato como deputado federal. Em 2009, foi eleito presidente da Executiva Estadual do PMDB de Minas Geraise e, em 2012, foi eleito presidente da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, cargos que ainda ocupa.
Comentários