Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 16 de Março de 2013 às 19:38

    Imprimir


No dia 15 de março de 1983, tomavam posse os primeiros governadores eleitos pelo voto direto desde o golpe militar de 1964. As eleições, ocorridas em 1982, abriram o caminho para o movimento das Diretas Já. Trinta anos depois, o Terra resgata curiosidades do episódio e personagens que ajudaram a concretizar a redemocratização do País. Deste período, (res)surgiram lideranças que influenciaram o Brasil durante as últimas três décadas, como Tancredo Neves, Leonel Brizola e Lula, que disputava então a sua primeira eleição.
 
Em 1982, o Brasil completava 18 anos sob o comando dos militares, período no qual a população só votou em cargos legislativos. Desde 1979, o País caminhava para o fim do regime ditatorial com a Lei de Anistia e o fim do bipartidarismo, medidas que fortaleceram a oposição.
 
Na eleição de 82, o Partido Democrático Social (PDS), partido de apoio dos militares, conquistou 12 dos 22 Estados, mas diferente do que se pensava, os governantes se esforçavam para passar imagem de independência, rejeitavam a ideia de que seguiriam a cartilha imposta pelos generais. Já os oposicionistas de Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e Partido Democrático Trabalhista (PDT), que conquistaram 10 governos (nove e um, respectivamente) se mostravam moderados na postura e cautelosos no relacionamento com o governo nacional, que ainda liderado pelos militares.
 
De acordo com as projeções da época, o PDS conseguiria um bom resultado no interior, enquanto que o PMDB era favorecido nos grandes centros pelos temas nacionais, em um período no qual o Brasil começava dar mostras de colapso econômico.
 




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/25526/visualizar/