Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 09 de Dezembro de 2006 às 13:59

    Imprimir


Caso as más condições de tempo não impeçam, a Nasa deve realizar hoje a segunda tentativa de lançamento do ônibus espacial Discovery para uma missão de 12 dias com sete astronautas, rumo à Estação Espacial Internacional (ISS).

Hoje, a tripulação liderada pelo comandante Mark Polansky se preparou para uma nova tentativa, que deve ocorrer às 20h47 (23h47 no horário de Brasília).

Nasa

Tripulação da missão STS-116 da Nasa Na quinta-feira (7), apenas dois minutos antes da hora prevista --às 21h35 (00h35 da sexta-feira no horário de Brasília)--, a Nasa decidiu suspender e adiar o lançamento por causa das nuvens baixas que pairavam sobre o Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral (Flórida).

O diretor da missão, Mike Leinbach, comunicou a Polansky que todos haviam se esforçado, "mas que o lançamento não seria possível com aquelas condições". "Não tínhamos certeza de que as nuvens se dispersariam o suficiente", afirmou.

Segundo um porta-voz da Nasa, espera-se que as condições meteorológicas melhorem até as 20h47 (23h47de Brasília) de hoje. As probabilidades de lançamento para esse dia são de 40%.

O período para o lançamento do Discovery está aberto até o próximo 26 de dezembro, embora a Nasa prefira realizar a saída antes de 17 de dezembro para poder ter a nave disponível antes de 1º de janeiro --o sistema de informática não está programado para a mudança de ano.

A saída noturna da nave é a primeira a ser feita nessa faixa horária em três anos.

Além de Polansky, os outros membros da tripulação são o piloto William Oefelein, os especialistas Robert Curbeam, Joan Higginbotham, Nicholas Patrick e Christer Fuglesan, e os engenheiros de vôo Sunita Williams e Thomas Reiter, astronauta alemão da Agência Espacial Européia.

Nessa viagem, denominada Missão STS-116, uma viga será acrescentada ao complexo espacial, além de um novo módulo de armazenamento e um novo circuito elétrico para a ISS, a serem instalados durante duas caminhadas espaciais.

Nesta semana, John Curry, principal diretor de vôos da ISS, informou que a estação funcionou com um sistema elétrico provisório, como o de um gerador, desde que entrou em órbita a cerca de 400 quilômetros da Terra. Com a instalação de dois novos painéis solares, feita pelos tripulantes do Atlantis em setembro, ficou tudo pronto para realizar as conexões e pôr em funcionamento o novo sistema.

As tarefas não são consideradas complexas, embora seja possível que surjam dificuldades com a rigidez de alguns cabos --algo esperado se for levado em conta que a temperatura pode chegar a -128ºC no espaço aberto. As dificuldades poderiam ser impostas devido ao tempo que o material ficou no espaço e à tarefa de configurar novamente os velhos painéis solares que devem ser retirados para dar lugar aos novos.

Desde novembro de 2000, esses materiais agüentaram ciclos térmicos que vão de -128ºC até 93ºC em apenas 45 minutos.

A Nasa prevê mais 14 missões de ônibus espaciais até 2010, ano em que serão substituídos por naves de maior envergadura e maior capacidade de carga, que constituirão o possível veículo das futuras viagens rumo à Lua e a Marte.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/255304/visualizar/