Repórter News - reporternews.com.br
Prefeitura do Rio anuncia projeto de novo sistema de transporte
A Prefeitura do Rio apresentou ontem projeto do novo sistema de transporte, com linhas de ônibus integradas à rede metroviária, criado pelo arquiteto e ex-governador do Paraná Jaime Lerner. O custo inicial previsto é de R$ 30 milhões.
O projeto assemelha-se ao implantado em Curitiba --que não tem transporte subterrâneo--, e inspira-se no sistema de metrô de Paris. Segundo Lerner, trata-se de "uma evolução do sistema de Curitiba".
A implementação exigirá a adaptação das vias públicas para a circulação dos coletivos e a construção de tubos transparentes --onde o usuário pagará a passagem.
A renovação e adaptação da frota custará cerca de R$ 270 milhões --que, para Lerner, encontrarão "facilmente financiamento".
O edital de licitação também foi publicado ontem, no "Diário Oficial" da cidade. O modelo será de concessão exclusiva de serviço público por 25 anos. A vencedora da licitação será responsável também pela conservação.
Prioridades
Embora presente, a faixa preferencial não é ponto principal do projeto. Na avaliação de Lerner, enquanto esse sistema dobra o número de passageiros do setor público, a "racionalização" da linhas de ônibus que o projeto prevê multiplicaria em 3,7 vezes o número atual de usuários, diminuindo os carros nas ruas.
Lerner avalia que o tempo de trajeto diário de passageiros diminuirá em uma hora.
Foram planejadas oito linhas principais, com ônibus articulados --uma delas leva em conta os locais-chave dos Jogos Pan-Americanos do Rio, em 2007.
O Rio Ônibus --sindicato das empresas do setor no município-- não foi ouvido na elaboração do projeto e preferiu não se manifestar.
O projeto assemelha-se ao implantado em Curitiba --que não tem transporte subterrâneo--, e inspira-se no sistema de metrô de Paris. Segundo Lerner, trata-se de "uma evolução do sistema de Curitiba".
A implementação exigirá a adaptação das vias públicas para a circulação dos coletivos e a construção de tubos transparentes --onde o usuário pagará a passagem.
A renovação e adaptação da frota custará cerca de R$ 270 milhões --que, para Lerner, encontrarão "facilmente financiamento".
O edital de licitação também foi publicado ontem, no "Diário Oficial" da cidade. O modelo será de concessão exclusiva de serviço público por 25 anos. A vencedora da licitação será responsável também pela conservação.
Prioridades
Embora presente, a faixa preferencial não é ponto principal do projeto. Na avaliação de Lerner, enquanto esse sistema dobra o número de passageiros do setor público, a "racionalização" da linhas de ônibus que o projeto prevê multiplicaria em 3,7 vezes o número atual de usuários, diminuindo os carros nas ruas.
Lerner avalia que o tempo de trajeto diário de passageiros diminuirá em uma hora.
Foram planejadas oito linhas principais, com ônibus articulados --uma delas leva em conta os locais-chave dos Jogos Pan-Americanos do Rio, em 2007.
O Rio Ônibus --sindicato das empresas do setor no município-- não foi ouvido na elaboração do projeto e preferiu não se manifestar.
Fonte:
Folha Online
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/255322/visualizar/
Comentários