Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 06 de Dezembro de 2006 às 15:51

    Imprimir


A Federação Mato-grossense das Associações de Moradores de Bairros (Femab), reuniu as lideranças comunitárias do Estado de Mato Grosso para promoverem o processo eletivo de eleição da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da entidade. Compareceram os Presidentes e Vice-Presidentes das Uniões das Associações de Moradores de Bairros filiadas à Femab, juntamente com presidentes e vice-presidentes de Associações de Moradores de Bairros dos municípios de Mato Grosso.

O Processo eleitoral foi realizado na Associação de Moradores do Bairro Araés. Às 9h a Comissão e Junta Eleitoral declarou o início da votação, conforme publicação de edital que circulou no Diário Oficial do Estado. No transcorrer do processo eletivo os lideres comunitários e autoridades do âmbito municipal e estadual fizeram uso da palavra discorrendo sobre temáticas de gestão comunitária e políticas públicas de interesse da sociedade mato-grossense.

Membro fundador do movimento comunitário do Estado de Mato Grosso, o líder comunitário Kalé Marien discursou, evidenciando em seu pronunciamento palavras de ordem pedagógicas e filosóficas, dentre as quais, ao citar a Távola Redonda como sendo uma proposta de gestão comunitária, registrou que no movimento comunitário o principio tem que ser a participação.

“Ninguém é mais importante que ninguém. A individualidade de cada qual é imprescindível quando soma, para que o colegiado dos lideres seja decisivamente o mais importante. Temos que estar todos unidos em prol de nossas comunidades!”, frisou o líder comunitário. Comprometido com as causas comunitárias, por conseguinte com os anseios da sociedade, o secretário-chefe da Casa Militar, Coronel PM Orestes Teodoro de Oliveira, registrou a importância do canal de comunicação que o Governo do Estado de Mato Grosso estabeleceu com os líderes comunitários na primeira gestão governamental.

“Atendemos muitas necessidades das comunidades do Estado de Mato Grosso. Foi feito tudo que esteve ao alcance dos recursos disponíveis, e de conformidade com os limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Entretanto, sabemos que ainda há muito por fazer. E ninguém melhor que as lideranças comunitárias para diagnosticar as demandas existentes, seja na área da segurança, como da saúde, da educação”, ponderou o coronel Orestes.

O Processo eletivo encerrou-se às 16h. Walter Arruda, candidato a Presidente da FEMAB representando a Chapa “Femab – A voz dos Bairros” embora sereno por ser candidato único ao pleito, também demonstrou expectativa para conhecer o resultado das urnas. A Comissão e Junta Eleitoral, durante o processo de apuração dos votos, imprimiu total transparência para apurar a vontade dos lideres comunitários expressos através do sufrágio do voto.

Ao final da apuração, a Chapa “Femab – a voz dos Bairros” foi consagrada vitoriosa com 97 % dos votos depositados nas urnas. Homologado o resultado da apuração, as comitivas vindas do interior comemoraram o resultado de um trabalho feito por todas as Uniões de Associações de Moradores de Mato Grosso.

A comitiva de Rondonópolis composta por mais de trinta presidentes de bairros, liderada pelo Presidente da União Rondonopolitana de Associações de Moradores de Bairros (Uramb), e agora 1° Vice-Presidente eleito Hélio Luz, comemorou. “Estão de parabéns as lideranças comunitárias dos municípios de mato grosso aqui presente, pois se trata da consagração do resultado de um trabalho feito pelo conjunto de lideranças”.

Walter Arruda em ato público manifestou o seu agradecimento pela confiança depositada por todos os lideres comunitários e reforçou que na formulação estratégica da Femab irá manter a missão de “Consolidar e legitimar o movimento comunitário social e solidário, através do fortalecimento das associações comunitárias como instituições autônoma política e economicamente, para viabilizar o desenvolvimento humano no Estado de Mato Grosso”, também será mantido o negócio da instituição

“Construir redes solidárias que possam fortalecer o movimento comunitário de forma auto-sustentável”. E, os valores da instituição serão amplamente difundidos, quais sejam: Diálogo com respeito mútuo; Equidade com qualidade e Determinação com dinamismo; assim como, anunciou que será mantido o canal de informação e formação para as comunidades, já existente no programa da Rádio Cultura intitulado “A voz dos Bairros”.

Indagado por um líder comunitário sobre a área de abrangência do programa pela rádio, o Presidente da Femab agora reeleito, registrou que as lideranças comunitárias do interior passarão a inteirar-se do que acontece na capital e as lideranças da capital irão conhecer a realidade do interior, pois foi estabelecida parceria com a TV Gênesis. “Agora é integração total das lideranças comunitárias. Vamos estabelecer o canal de formação e informação das lideranças comunitárias e criar oportunidade para que as comunidades possam apresentar suas demandas e seus projetos e experiências de excelência. Pois sim, tem muita coisa boa que acontece na comunidade, precisamos evidenciar os valorosos companheiros que atuam na construção de cada município do nosso Estado de Mato Grosso”, finalizou o presidente Walter Arruda.





Fonte: Assessoria/Femab-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/255976/visualizar/