TRE pede ao Tribunal de Justiça substituição de juízes afastados
Ofício do juiz em exercício da 5ª Vara da Seção Judiciária Federal em Mato Grosso, Julier Sebastião da Silva, foi recebido na sexta-feira (01/12), às 16h45, pelo vice-presidente do TRE/MT, desembargador José Silvério, que encaminhou a cópia da liminar à Presidência. O desembargador Bitar chegou em Cuiabá no domingo, retornando de reunião de avaliação das eleições feita em conjunto com os demais presidentes de TRE’s, na cidade de Fortaleza (CE).
O Juízo da 5ª Vara Federal determinou o afastamento de Horácio e Marilsen entendendo que os dois magistrados estão ocupando, no TRE/MT, vaga privativa de juízes de Direito de primeiro grau. Eles, atualmente, são juízes auxiliares do Tribunal de Justiça.
Antonio Horácio da Silva Neto e Marilsen Andrade Adário, ao mesmo tempo, integram o Pleno do TRE/MT por indicação do Tribunal de Justiça.
No mês de abril, em julgamento de consulta que questionava a mesma situação apreciada pelo juiz em exercício da 5ª Vara Federal, o Pleno do TRE, recepcionando precedentes do TSE, decidiu resguardar os direitos daqueles que se encontravam investidos na jurisdição eleitoral até o término do mandato.
SUBSTITUTO – A sessão plenária desta segunda-feira contou com a presença do juiz Jones Gattas, que atua como membro-substituto na vaga atualmente ocupada pelo juiz Antonio Horácio da Silva Neto.
Segundo o diretor da Secretaria Judiciária do TRE/MT, Edvaldo Rocha, os processos de prestação de contas de campanha de candidatos e comitês que tinham sido distribuídos para o juiz Antonio Horácio serão remetidos para o juiz Jones Gattas. O prazo para julgamento de processos de candidatos que serão diplomados acaba no próximo dia 11.
Já os processos que estão com a juíza Marilsen Andrade Adário, conforme Rocha, ainda não foram redistribuídos. São processos referentes à propaganda eleitoral.
Comentários