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Cidades/Geral
Sábado - 02 de Dezembro de 2006 às 07:34

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A Superintendência de Defesa do Consumidor de Mato Grosso (Procon-MT) inaugurou nesta sexta-feira (1º de dezembro) a sede municipal do órgão em Campo Novo dos Parecis (396km a Noroeste). Esta foi a primeira das sedes inaugurada já com o banco de dados informatizado, fazendo parte do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) .

A superintendente Vanessa Rosin e os coordenadores de Atendimento Maurel de Castro Amorim, de Informática, Elvio Rufino da Silva participaram da inauguração junto com o prefeito do município, Sérgio Stefanello, o coordenador do Procon, Paulo Sérgio Falcão, secretários e vereadores.

Vanessa Rosin elogiou a iniciativa do prefeito Stefanello e comentou o pioneirismo do Procon de Campo Novo dos Parecis. “Além de ser a primeira sede inaugurada já inserida no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor [Sindec], o procon de Campo Novo ainda irá trabalhar em conjunto com a promotoria do município, o que irá facilitar, e muito, o atendimento ao consumidor”, informou.

O Procon também atua nos municípios que não possuem posto fixo de atendimento ao consumidor através de fiscalizações, orientações telefônicas, atendimento durante os Mutirões de Cidadania, palestras educativas e com a distribuição de material educativo didático.

“O Procon num pode ser visto apenas como um órgão repressivo e fiscalizador das relações de consumo. Nosso trabalho também consiste em educação e orientação, dos pequenos aos adultos, dos consumidores aos fornecedores. Isso também é importante”, conclui Vanessa.

Em Cuiabá e Várzea Grande, o consumidor que se sentir lesado ou tiver alguma dúvida pode visitar a sede do Procon Estadual (Avenida do CPA, s/ nº, bairro Baú) ou o Posto de atendimento do órgão no Ganha Tempo (Praça Ipiranga, Centro), ou, ainda, entrar em contato pelos telefones 151 e 3322-9014. Mais informações sobre o assunto podem ser adquiridas pelo site www.setecs.mt.gov.br/procon

SINDEC

Durante todo o mês de novembro, os Coordenadores do Procon estiveram em campo Novo dos Parecis para analisar minuciosamente a estabilidade de comunicação da rede, instalar a parte técnica e treinar os funcionários a seguirem os modelos de processo e Cartas de Investigação Preliminar (CIP) e no manuseio do Sindec.

Agora esta nova sede já faz parte das estatísticas nacionais de informações de defesa do consumidor. Isso facilita, não só o trabalho dos atendentes, como também possibilita a consulta dos cidadãos do município quanto à procedência dos fornecedores na Internet.

O Sindec possibilita o acesso a gráficos, a informações com base em perfis e demandas do consumidor, os tipos de atendimentos mais utilizados, as empresas reclamadas, as áreas mais procuradas e as condutas praticadas nos outros Estados, com uma base de dados integrada. A nova tecnologia possibilita, principalmente, um tempo menor para a resolução de conflitos do consumidor.





Fonte: 24HorasNews

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