Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 01 de Dezembro de 2006 às 14:11

    Imprimir


O Serviço de Atendimento Médico de Urgência – SAMU – deverá entrar em operação a partir do mês de maio próximo. A informação é do vereador Amauri Paulo Cervo (PMDB), que tem conduzido o projeto de implantação do sistema em Tangará da Serra, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo o vereador, o Ministério da Saúde, através da Coordenadoria Geral de Urgência e Emergência, já confirmou a liberação dos recursos para a adequação do espaço físico do SAMU, anexo à Unidade Mista de Saúde. O próximo passo será a realização do teste seletivo do quadro de profissionais do sistema. “Essa questão passa por uma análise minuciosa, já que há necessidade de se conhecer o impacto financeiro. Esse custo precisa estar previsto no orçamento do município para 2007”, salientou.

O SAMU contará com um quadro de 70 profissionais. Serão 15 médicos, seis enfermeiros, 15 técnicos em enfermagem, 20 motoristas, cinco telefonistas, cinco rádio-operadores, dois ajudantes e duas copeiras, que cobrirão também os demais municípios da região polarizada por Tangará. Os profissionais, em especial os médicos e enfermeiros, terão que passar por um curso especializado de capacitação para atendimento de emergência.

Quanto aos equipamentos, serão liberados pelo Ministério da Saúde assim que o espaço físico estiver adequado e os profissionais contratados e capacitados. Entre os equipamentos, estão UTI’s móveis, ambulâncias e todo o necessário para atendimento de urgência, além do mobiliário e utensílios diversos.

O SAMU realiza atendimento médico no local da ocorrência. Em razão do atendimento especializado e imediato, haverá um melhor resultado para as vítimas e melhoria das estatísticas, incluindo queda da mortalidade em, por exemplo, acidentes automobilísticos e casos de mal súbito. Atualmente, o atendimento é realizado pelo Corpo de Bombeiros e, apesar do excelente trabalho prestado, não inclui intervenção médica no local.





Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/257021/visualizar/