Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 01 de Dezembro de 2006 às 13:39
Por: Edimar santos

    Imprimir


O município de Campo Novo do Parecis recebeu na última sexta-feira, 01 de dezembro, uma unidade do Procon. A inauguração do órgão marcou a realização de um desejo da comunidade e o resultado de um trabalho em parceria entre a Prefeitura, a Câmara de Vereadores e o Governo do Estado.

A data da inauguração, que estava prevista para o dia 20 de novembro, havia sido prorrogada para o dia primeiro de dezembro em função de uma capacitação oferecida aos funcionários que vão atuar na unidade. O período coincide com o final de ano, quando o consumo é mais intenso em razão dos festejos natalinos.

De acordo com a Superintendente do Procon-MT, Vanessa Rosim, esta foi a única agência inaugurada este ano pelo Governo do Estado. A unidade de Campo Novo também é a primeira a trabalhar integrada ao Sistema Nacional de Informação e Defesa do Consumidor, o Sindec. O sistema reúne dados de todas as unidades do Procon espalhadas pelo país.

O Sindec possibilita também o acesso a gráficos, a informações com base em perfis e demandas do consumidor, os tipos de atendimentos mais utilizados, as empresas reclamadas, as áreas mais procuradas e as condutas praticadas nos outros estados, com uma base de dados integrada. A nova tecnologia possibilita, principalmente, um tempo menor para a resolução de conflitos do consumidor.

A implantação do Procon em Campo Novo passou por três fases. Na primeira foi verificado a estrutura e segurança da rede de computadores e a estabilidade de comunicação para integração ao Sindec. Na segunda etapa, já com a conexão, suporte e apoio estabelecido, a equipe de servidores recebeu o treinamento necessário. A terceira etapa foi concluída com a inauguração e o início do atendimento ao público.

Durante a cerimônia de inauguração a superintendente do Procon-MT explicou que a postura do órgão não é a de representar uma dor de cabeça para as empresas. “A intenção do Procon é defender o direito do consumidor recorrendo sempre ao diálogo com os fornecedores. Nossa meta é resolver o problema sem que haja necessidade de litígio judicial. E, geralmente alcançamos um entendimento dentro de um prazo médio de 30 dias”, afirmou.

Segundo o prefeito Sérgio Stefanello, “o Procon e a Defensoria Pública vão funcionar no mesmo prédio, facilitando a resolução dos problemas dos consumidores”. Com uma sede do Procon no município, os moradores terão acesso fácil aos serviços de defesa do consumidor, a solução mais rápida aos seus problemas de consumo, entre outras vantagens.

Em seu pronunciamento o prefeito Stefanelo agradeceu a colaboração da Câmara de Vereadores na conquista do Procon e fez um agradecimento especial ao vereador José Carlos Ribeiro, o Baxo, que foi o autor da indicação e acompanhou todo o processo de implantação. “O vereador Baxo teve um papel fundamental na articulação política que resultou nessa conquista”, disse. Stefanelo mencionou ainda os vereadores Jacob Ivo Bril e Clóvis de Paula, que também contribuíram para a implantação do órgão.

O Procon de Campo Novo fica na Avenida Mato Grosso, esquina com a Rua Terezina, em frente à sede do Departamento de Fiscalização. O órgão está vinculado à secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e será dirigido pelo servidor municipal Paulo Sérgio Falcão.





Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/257031/visualizar/