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Politica Brasil
Quarta - 29 de Novembro de 2006 às 16:12

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A derrubada de um veto do Executivo, pela Assembléia Legislativa, hoje pela manhã, poderá representar um importante avanço social nas escolas públicas. Por 14 votos a dois, a derrubada do veto garantiu a sanção de uma Lei que dispõe sobre a realização de testes vocacionais para alunos das escolas públicas estaduais. O Projeto de Lei nesse sentido é de autoria da deputada estadual Verinha Araújo, do PT. Na sessão, outros três vetos do Executivo forram derrubados.

O projeto implantando os testes vocacionais nas escolas foi apresentado por Verinha em março do ano passado e foi aprovado em maio deste ano pela Assembléia, sendo em seguida vetado pelo governador Blairo Maggi. Na justificativa do veto, o governador alegou que tal tipo de proposta seria de iniciativa exclusiva do Executivo. Os 14 parlamentares que votaram contra o veto não entenderam desta forma.

Ao pedir apoio contra o veto, a deputada Verinha disse que o mesmo terá grande repercussão na vida dos alunos. De acordo com ela, a orientação vocacional hoje só é disponível nas escolas da rede privada de ensino.

"Estamos viabilizando uma importante política social para a Secretaria de Educação, derrubando este veto", destacou Verinha antes da votação.

O deputado José Carlos do Pátio, do PMDB, em aparte, também pediu apoio ao projeto. "Cerca de 30% dos alunos da UFMT desistem do curso no seu início, porque descobrem que não era aquilo que queriam", disse. Para ele, a existência de testes vocacionais no ensino médio poderia mudar este quadro.

Também falou em defesa da proposta o deputado Ságuas Moraes, do PT. Segundo ele, os concluintes do ensino médio estão cada vez mais jovens e também a oferta de cursos profissionais está cada vez ampla. "Isso embaralha a cabeça dos alunos", justificou em apoio à derrubada do veto. Para o deputado Humberto Bosaipo, do PFL, "muitos jovens começam a fazer um curso sem ter idéia sequer da grade curricular do mesmo". O Projeto de Lei da deputada determina que os testes sejam aplicados para os alunos que estejam cursando a 3º série do ensino médio. Estes testes seriam gratuitos e obrigatórios, sendo aplicados por equipes técnicas da área de psicologia. O projeto prevê que as condições técnico-operacionais e os objetivos específicos dos testes vocacionais aplicados serão de responsabilidade da Secretaria Estadual de Educação, por conta de dotação a ser incluída, anualmente, na Lei Orçamentária.





Fonte: AL

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