Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 29 de Novembro de 2006 às 15:57

    Imprimir


As lideranças partidárias da Assembléia Legislativa apresentaram indicação ao presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador José Jurandir de Lima, sobre a necessidade da criação e instituição de um Fundo para os Juizados Especiais.

Os Juizados Especiais foram criados para dinamizar e aproximar o cidadão da Justiça. Atualmente existem 80 unidades no Estado, distribuídas em 75 Comarcas. De acordo com informações do Tribunal de Justiça os Juizados Especiais trouxeram uma agilidade 40% maior na tramitação dos processos em comparação com a Justiça Comum.

A procura pelos Juizados Especiais é grande. Um exemplo disso é a unidade do Planalto em Cuiabá que atende 32 bairros da região. São realizadas mensalmente cerca de 120 tentativas de conciliação e uma média de 50 audiências de instrução e julgamento. Além do atendimento mensal de aproximadamente 300 pessoas que necessitam de orientação e auxílio para impetrar a ação na Justiça.

“Devido a crescente demanda notamos a necessidade de fortalecimento e expansão dos Juizados Especiais”, disse Zé Carlos do Pátio.

Os Juizados prestam atendimento gratuito e no caso de ações cíveis, que culminem em até 20 salários mínimos, não é necessário constituir advogado. Os Cíveis atendem causas que resultem em até 40 salários mínimos e os Criminais os processos cujas penas não ultrapassem dois anos.

Para as causas Cíveis e Criminais relacionadas com o meio ambiente e consideradas de menor complexidade foi criado o Juizado Volante Ambiental (Juvam). Implantado em cinco municípios, atende a população de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Barra do Garças e Cáceres.

O Serviço de Atendimento Imediato (SAI) serve para atender os chamados de acidentes de trânsito sem vítimas nos momentos seguintes à sua ocorrência, mediante chamado dos interessados. Hoje o SAI está presente nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Barra do Garças.

Já o Juizado Especial Itinerante (JEI), leva os Juizados a comunidades distantes da sede da Comarca. Ação que torna a Justiça mais próxima da população.

Uma comissão de deputados, formada por lideranças partidárias, deve se reunir nos próximos dias com o presidente do Tribunal de Justiça para discutir o assunto e empenhar apoio à criação do Fundo. Para reforçar a proposta também será enviada uma cópia da indicação aos 30 desembargadores para que avaliem a importância da matéria e fomentem o movimento em prol da medida.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/257512/visualizar/