Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 29 de Novembro de 2006 às 09:15

    Imprimir




As redes artesanais produzidas na comunidade de Limpo Grande serão mostradas para todo o país no programa nacional “Tudo é Possível”. A apresentadora de TV Eliana e sua equipe gravaram na tarde de segunda-feira (27.11), o cotidiano de uma das mais de cem redeiras da localidade. O programa mostrará como é confeccionada a rede e, as dificuldades das artesãs em cumprir o prazo de 30 dias para fazer a peça.

Eliana ficou impressionada com a qualidade da rede, que não possui similar nacional e pode ser comparada com uma produção da Guatemala. A gravação durou cerca de duas horas e ao final, a apresentadora foi presenteada com duas redes. Na entrevista, as redeiras comentaram a proposta de criação de uma cooperativa para comprar os insumos – os fios usados na confecção das redes são caras o que eleva o preço do produto. Uma rede é comercializada entre R$ 800 e R$ 1 mil.

A princípio, o preço pode assustar, mas a assessora de Cultura de Várzea Grande Sônia Mazetto lembra que uma rede comum é feita com mil fios e as do Limpo Grande, utilizam pelo menos 10 mil. "As redeiras tecem e bordam ao mesmo tempo. O peso da rede também faz a diferença, além da resistência. Durante a gravação, uma das artesãs relatou ter sido procurada pelo dono de uma rede comprada há 21 anos e pedia para trocar apenas o ‘punho’”, exemplificou Sônia.

Para o prefeito Murilo Domingos, a gravação com as redeiras significa mostrar para todo o país a produção milenar das nossas redes. "O programa, enriquecerá nosso povo e nossa cultura. Sem falar que Várzea Grande será reforçada como rota do turismo", salienta.

"Significa acima de tudo uma porta aberta para que o mundo conheça esse produto tão valorizado de Várzea Grande, um patrimônio da cidade e do povo, além de valorizar essas mulheres, não como artesãs, mas como verdadeiras artistas pelas obram que criam", disse Sônia, reforçando as palavras do prefeito.

Eliana chegou na última quinta-feira (23.11), em Mato Grosso seguindo para Poconé onde ficou três dias gravando o programa. Terça-feira (28.11), ela receberá o título de embaixadora do Parque Nacional do Pantanal.





Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/257651/visualizar/