Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 26 de Novembro de 2006 às 23:51

    Imprimir


O presidente peruano, Alan García, assegurou hoje que o Tratado de Livre-Comércio (TLC) entre Peru e Estados Unidos será assinado, porque Washington "não pode perder a amizade com Lima, cuidadosamente trabalhada".

O acordo comercial, assinado em Washington em abril pelos dois Governos e ratificado em junho pelo Congresso peruano, aguarda a aprovação do Legislativo americano, que, após as recentes eleições, está dominado pelos democratas.

O presidente social-democrata disse à imprensa que está convencido de que os interesses estratégicos dos Estados Unidos levarão os congressistas democratas e republicanos a aprovar o TLC no Parlamento americano.

García disse que esperará que "diminua o calor eleitoral entre democratas e republicanos para que possam ver melhor" o TLC, já que o objetivo é evitar que o Peru seja "um bode expiatório" de uma disputa entre os dois partidos.

"Não há nenhum fracasso (na questão do TLC). Vende-se impaciência como se daqui pudéssemos controlar o que o presidente (George W.) Bush e os 500 representantes da Câmara legislativa e do Senado fazem", disse.

García pediu união entre os peruanos para promover a aprovação do TLC, ao ressaltar que "é preciso ter certeza, segurança e prudência e não cair em nenhuma precipitação".

"Estou convencido de que, com união nacional, veremos o TLC" sendo aprovado, afirmou García.

No dia 4 de dezembro, uma delegação de sete ministros peruanos viajará para Washington para promover o debate do acordo comercial no Congresso.

Por outro lado, após uma reunião com o embaixador do Japão no Peru, Hitohiro Ishida, o governante peruano disse que um dos objetivos de seu Governo é "ser o parceiro privilegiado do Japão na América Latina".





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/258192/visualizar/