Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 22 de Novembro de 2006 às 23:59

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde (Ses) realiza entre os dias 30 de novembro e 1º de dezembro, na Escola de Saúde Pública (ESP), em período integral, o “1º Encontro Estadual de Gestão do Trabalho e Saúde do Trabalhador”. O objetivo é elaborar diretrizes para a reestruturação e modernização da Política Estadual de Recursos Humanos da Saúde, tendo como foco a valorização e capacitação do profissional, criação de mecanismos para a sua permanência no interior do Estado, de acordo com a realidade de cada região visando à melhoria dos serviços e atendimento humanizado aos usuários do Sistema Único de Saúde (Sus).

“Devido à abrangência e complexidade que envolve a prestação de serviços de saúde, faz-se necessário à sistematização das diretrizes da Política de Recursos Humanos da Saúde, de forma a atender os princípios do Sus para articular ações voltadas ao gerenciamento do quadro dos trabalhadores do Sistema, considerando os processos de Gestão do Trabalho”, disse a gerente de Desenvolvimento de Pessoas e Valorização do Servidor da Ses, Silvia Aparecida Tomáz.

O evento terá a participação de 130 pessoas entre servidores e técnicos da Ses, dos Escritórios Regionais de Saúde (ERS), unidades descentralizadas e das Secretarias Municipais de Saúde de Cuiabá e Várzea Grande. Também estarão presentes representantes das Secretarias de Estado de Educação (Seduc), da Administração (SAD), dos órgãos do governo como o Cepromat, Ceprotec, Escola de Governo, Escola de Saúde Pública, Conselhos Estadual de Saúde e Educação e do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde.

Silva Tomaz explica que para realinhar a política de recursos humanos é necessário que todos conheçam bem a estrutura da rede de serviços da Saúde e sua composição em Mato Grosso. Para tanto, os participantes estão sendo submetidos a um exercício preparatório ao evento e que contém questionários que serão amplamente discutidos durante o encontro.

Esse exercício preparatório, conforme Silvia Tomáz consiste na identificação de quantos são e quais são os estabelecimentos (público, contratado ou não pelo SUS) de saúde em cada município, número de leitos, especialidades oferecidas, número de profissionais (por categoria e nível de escolaridade), formas de acesso da população local, fatores que facilitam ou dificultam a busca e a obtenção do atendimento, resolutividade, formas de atuação do controle social e fatores que desencadeiam ou podem estar desencadeando problemas de saúde física ou psíquica dos servidores. “Entre os Estados da Amazônia Legal, Mato Grosso é pioneiro na estrutura e modernização da política de recursos humanos da Saúde. O Ministério da Saúde preconiza a estruturação com enfoque na interiorização. O Estado já desenvolve esta política em todas as ações da Secretaria seguindo a meta do Governo do Estado. A realidade de cada região do Estado será levada em consideração na nova diretriz”, disse.

Durante o encontro, serão realizadas quatro oficinas com os temas “Organização da rede de serviços do SUS”, “Acessibilidade e resolutividade dos serviços de saúde”, “Educação permanente em saúde” e “Saúde do trabalhador da Ses”. “Os participantes serão divididos em cinco grupos, mas cada um participará de todas as oficinas”, comentou.

Silvia Tomáz destaca ainda que o cronograma de implantação da política estadual de recursos humanos vai de 2006 até 2011. “Este encontro é uma continuidade do evento focalizando a Gestão de Pessoas, realizado em julho do ano passado, oportunidade em que se discutiu a descentralização da área de recursos humanos. Agora, partimos para a formalização e sistematização desta política com a participação de todos os escritórios regionais e unidades de saúde”, disse.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/259016/visualizar/