Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 22 de Novembro de 2006 às 13:43

    Imprimir


O secretário estadual de Fazenda, Waldir Teis, disse na manhã desta quarta-feira (22) que o governo trabalha com a previsão de fechar o ano sem déficit, ou seja, no azul. Apesar da expectativa, ele informou que nos 21 dias deste mês em comparação ao mesmo período do mês passado a receita do Estado apresentou uma queda de R$ 20 milhões na arrecadação.

“Estes números já eram esperados, mas vamos checar o balanço para saber se não há setores com inadimplência e que índice de reação é possível esperar para o fechamento de novembro”, observou o secretário.

Teis afirmou ainda que alguns fatores econômicos podem ajudar ou atrapalhar a previsão de fechamento do ano sem déficit. Ele citou como exemplo a seca que atinge na região Sul do Estado onde há mais de 15 dias não chove e que tem atrasado o plantio. “Se a chuva firmar o produtor tende a plantar o que vai gerar receita neste final de ano caso contrário o clima pode atrapalhar a arrecadação”, admitiu.

Em relação ao ano que vem, Teis revelou que espera uma “reação lenta” da economia de Mato Grosso, principalmente, a partir de fevereiro. Mesmo com os índices mais favoráveis no preço da soja – carro-chefe da economia de Mato Grosso, o secretário não vê uma hipótese de reação mais consistente. “Se os fatores internacionais forem favoráveis o reflexo vai ser pequeno já que o passivo (dívidas) dos agricultores é muito grande para ser resgatado. Mesmo que melhore a situação dos produtores, em razão da dívida, ninguém vai sair investindo de imediato”, analisou.





Fonte: Da Redação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/259139/visualizar/