Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 22 de Novembro de 2006 às 13:27
Por: Aline Marques

    Imprimir


O governador Blairo Maggi e o secretário de Estado de Cultura, João Carlos Vicente Ferreira, inauguraram no final da tarde desta terça-feira (21.11), em Cuiabá, o Museu Histórico de Mato Grosso. Após o descerramento da faixa, Blairo Maggi junto com a secretária de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, Terezinha Maggi, visitaram as oito salas do prédio onde conheceram o acervo do museu. São 9.500 peças, entre elas, documentos textuais e iconográficos, mobiliário entre outros.

Com a inauguração do Museu Histórico a sociedade ganhou um espaço moderno e dinâmico para desenvolver ações museológicas e também ter mais conhecimento sobre a história de Mato Grosso.

O governador Blairo Maggi ressaltou a importância em se investir na preservação do Patrimônio Histórico. “Neste mandato não medimos esforços para resgatar a história de Cuiabá e trabalhamos para dar a possibilidade de um marco da história possa sobreviver para os nossos descendentes, saber da época de nossos antepassados e também da nossa época de hoje. Eu me preocupo em preservar o passado. Aprendi com meus paisa cultuar a tradição e aprendi a respeitar. Quem não preserva o passado se perde no futuro”, afirmou.

Maggi também garantiu que os investimentos para a recuperação do patrimônio irá continuar, além de incentivar a cultura. O governador aproveitou para anunciar a entrega de mais um presente à sociedade cuiabana, que será a inauguração do Cine Teatro, prevista para ocorrer no aniversário da capital mato-grossense (8 de abril).

O secretário João Carlos Vicente Ferreira voltou a reforçar de que a recuperação e a preservação do Patrimônio é prioridade do atual governo e citou outras obras como a restauração do Palácio da Instrução, da Igreja da Nossa Senhora do Bom Despacho, Igreja Nossa Senhora da Guia em Várzea Grande, entre outras. “A recuperação do Patrimônio é prioridade, não só em Cuiabá, mas em todo Mato Grosso. O Governo também tem investido não só em patrimônio mas em todas as áreas culturais, através do Fundo Estadual de Fomento à Cultura”, concluiu.

João Carlos citou também outras duas inaugurações que deverão ocorrer ainda este ano, como o Museu de Pré-história, na Casa Dom Aquino, e uma obra cultural no Centro Histórico de Colíder, no dia 17 de dezembro.

O prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, também marcou presença na solenidade de inauguração e parabenizou o Governo do Estado pelo investimento na área da cultura e da preservação do Patrimônio. “O Governo tem respeitado o passado e a memória de Mato Grosso o que cativa a sociedade”, ressaltou.

A gerente do Museu Histórico, Marly Pommot Maia, foi a responsável pela conservação de grande parte do acervo. Ela dedicou 32 anos da sua vida cuidando do museu. Marly agradeceu a todos que participaram para que fosse possível ocorrer a inauguração. “Eu espero que esse seja o primeiro de muitos outros museus, como o da pré-história e de arte sacra”, disse.

Também estiveram presentes o secretário de Estado de Meio Ambiente, Marcos Machado, o secretário de Administração, Geraldo de Vitto, secretário adjunto de Cultura, Toco Palma, o secretário-chefe da Casa Militar, coronel PM Orestes de Oliveira, a primeira dama de Cuiabá, Adriana Bussiki, o chefe da sub-regional do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Natural (Iphan), Claúdio Conte, que também representou o ministro da Cultura, Gilberto Gil, conselheiro do Tribunal de Contas, Júlio Campos, arcebispo Dom Milton Santos, vice-governadora Iraci França, representante do Senadinho, Renato Calháo, entre outros .

O Museu Histórico de Mato Grosso funcionará de segunda a sexta-feira das 9h às 18h, e aos sábados das 9h às 12h e das 14h às 17h, e fica localizado na Praça da República, no centro de Cuiabá.

HISTÓRIA - A atual sede do Museu Histórico – prédio Thesouro do Estado - foi criada em 29 de agosto de 1896, após a Proclamação da República, e abrigou a Thesouraria Provincial (Contadoria Provincial) de Mato Grosso. A obra foi iniciada no Governo do Presidente Dr. Antônio Corrêa da Costa pelo empreiteiro Giuliano Capriata. Com a reforma do prédio todas as características das telhas foram recuperadas em seu estilo colonial. E houve ainda, uma adequação do espaço para portadores de necessidades especiais.

O museu foi inaugurado pela primeira vez em 12 de agosto de 1978, e retrata a história de Mato Grosso desde o período colonial até a República. Todo acervo está distribuído por época e assunto propiciando ao visitante maior conhecimento da história de Mato Grosso. O Museu teve que ser desativado devido a reforma do Palácio da Instrução em 2003, onde parte de suas instalações abrigavam o acervo, que teve que ser acondicionado.

Dentre as novidades que poderão ser vistas no Museu estão uma gruta com toda ancestralidade mato-grossense, painel com a rota da entrada do homem na América do Sul, sala de mobiliário com móveis provenientes do antigo Palácio Alencastro e residência dos Governadores, além de uma maquete em tamanho 2 x 1,5 m com imagem da Cuiabá Colonial.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/259149/visualizar/