Repórter News - reporternews.com.br
Teatro facilita compreensão intertextual de alunos
Professores da escola municipal Antonia Tita Maciel de Campos, situada no bairro Jardim Florianópolis, em Cuiabá, investiram numa maneira diferente para trabalhar a interação entre linguagens, com os 450 alunos do quinto ao nono ano. O projeto que incentiva a leitura e a compreensão da intertextualidade teve início nesta quinta-feira (16), com apresentação e oficina teatral da Cia. Teatro Mosaico.
Dividido em três eixos principais, linguagens, autoconhecimento e cooperação, o projeto pretende estimular à apreensão da realidade, a percepção das inter-relações, a descoberta de si mesmo, a aceitação do outro e necessidade de maior interação com o coletivo, favorecendo a solidariedade. A metodologia aplicada para trabalhar todos esses aspectos envolve o uso das artes literárias, plásticas e dramáticas.
Convidados pela professora de língua portuguesa, Neiva de Souza Boeno, que já conhecia o trabalho do grupo, a Cia de Teatro Mosaico participou do início das atividades na escola, onde permaneceu durante toda a manhã. A obra clássica "Romeu e Julieta", de William Shakespeare, foi encenada com bonecos de fantoche, de maneira lúdica e interativa, marcada por diálogos contemporâneos e regionalistas.
"A gente acaba abrasileirando a história", explicou o ator Sandro Lucose. "É um teatro com fantoches, os atores contracenam entre si e com os bonecos", complementou o ator Celso Gayoso. Para ele, Shakespeare tem o poder de falar às pessoas de todas as idades e línguas, apesar do caráter infantil aplicado ao clássico romântico, nesse caso.
"Eles estão encenando de um modo moderno, para gente entender melhor", disse a aluna do nono ano, Tamires Yaska Soares Santos. Para ela, a abordagem diferente e divertida facilita o aprendizado.
Ao longo de um mês, os professores trabalharão a oralidade, escrita e leitura com os alunos por meio de músicas, teatro e literatura. Ao final do projeto, os estudantes escolherão uma atividade para apresentar no evento denominado "Show Literomusical", nos dias 11 e 12 de dezembro, data prevista para o encerramento. (Silvana Bazani/PMC)
Dividido em três eixos principais, linguagens, autoconhecimento e cooperação, o projeto pretende estimular à apreensão da realidade, a percepção das inter-relações, a descoberta de si mesmo, a aceitação do outro e necessidade de maior interação com o coletivo, favorecendo a solidariedade. A metodologia aplicada para trabalhar todos esses aspectos envolve o uso das artes literárias, plásticas e dramáticas.
Convidados pela professora de língua portuguesa, Neiva de Souza Boeno, que já conhecia o trabalho do grupo, a Cia de Teatro Mosaico participou do início das atividades na escola, onde permaneceu durante toda a manhã. A obra clássica "Romeu e Julieta", de William Shakespeare, foi encenada com bonecos de fantoche, de maneira lúdica e interativa, marcada por diálogos contemporâneos e regionalistas.
"A gente acaba abrasileirando a história", explicou o ator Sandro Lucose. "É um teatro com fantoches, os atores contracenam entre si e com os bonecos", complementou o ator Celso Gayoso. Para ele, Shakespeare tem o poder de falar às pessoas de todas as idades e línguas, apesar do caráter infantil aplicado ao clássico romântico, nesse caso.
"Eles estão encenando de um modo moderno, para gente entender melhor", disse a aluna do nono ano, Tamires Yaska Soares Santos. Para ela, a abordagem diferente e divertida facilita o aprendizado.
Ao longo de um mês, os professores trabalharão a oralidade, escrita e leitura com os alunos por meio de músicas, teatro e literatura. Ao final do projeto, os estudantes escolherão uma atividade para apresentar no evento denominado "Show Literomusical", nos dias 11 e 12 de dezembro, data prevista para o encerramento. (Silvana Bazani/PMC)
Fonte:
Diário de Cuiabá
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/259776/visualizar/
Comentários