Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 16 de Novembro de 2006 às 16:08

    Imprimir


O Ministério da Fazenda analisa um estudo apresentado por empresários, que prevê a redução de até R$ 50 bilhões nas despesas com previdência, num período de três ou quatro anos. O ministro Guido Mantega disse que o texto aponta que essa economia poderá ser feita "apenas com mecanismos de gestão". Ou seja, sem a necessidade de uma reforma previdenciária que reduzisse direitos dos atuais ou futuros previdenciários. Mantega

Mantega deu as declarações à imprensa quando chegava a seu gabinete, mas não citou quem são os autores do estudo. Segundo ele, o estudo também está nas mãos do ministro da Previdência, Nelson Machado, e será tema de reunião na próxima semana.

A pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a equipe econômica estuda uma série de medidas com o intuito de liberar verba para investimentos e promover o desenvolvimento econômico. Mas, segundo Mantega, possíveis mudanças na Previdência não estão entre as propostas. "O presidente falou para a gente discutir esse capítulo à parte, com a presença do ministro da Previdência".

Mantega não quis antecipar quais os planos do governo, na próxima gestão, para a previdência. "A discussão ainda vai começar", disse. Questionado sobre um possível veto feito pelo presidente Lula à idéia de desvinculação do salário mínimo das aposentadorias, Mantega disse que "ele (Lula) não falou que não quer mexer nem que quer mexer. Ele falou que quer examinar essa questão a fundo e com o ministro da Previdência".





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/260178/visualizar/