Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 16 de Novembro de 2006 às 12:47

    Imprimir


O Equador abriu hoje uma reclamação na Organização Mundial do Comércio (OMC) em que questiona a tarifa da União Européia (UE) sobre a importação da banana. Em resposta, a Comissão Européia declarou que a iniciativa do país é "uma pena". A ação equatoriana atiça uma briga que dura décadas entre a Europa e seus fornecedores de banana sobre o nível dos impostos de importação do bloco.

O Equador, que fornece uma grande quantidade das bananas consumidas pelos europeus, alega que o imposto de 176 euros (US$ 225,38/t) por tonelada é alto demais e prejudica suas exportações. A nova tarifa entrou em vigor em 1º de janeiro de 2006 a pedido da OMC. Os produtores latino-americanos dizem que a tarifa representou uma alta de 4 euros (US$ 5,12) no custo de cada caixa de banana vendida para a Europa.

Os rivais da banana latino-americana, principalmente produtores do Caribe, Camarões e Costa do Marfim, podem exportar 775.000 toneladas para a Europa com isenção de impostos. Mas reclamam de que o imposto para os latino-americanos ainda é muito baixo e permite que o produto dessa origem inunde o mercado europeu. As informações são da Dow Jones.





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/260258/visualizar/