Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 16 de Novembro de 2006 às 06:40

    Imprimir


Desta quinta-feira (16) até domingo (19), Cuiabá recebe a primeira temporada do projeto Fúria em Movimento, onde a trupe apresenta três espetáculos. Uma ótima chance para conhecer ou rever peças que acumulam dezenas de prêmios.

Nesta quinta-feira, eles encenam Nepal, às 20 horas, no Teatro do Sesc Arsenal. A primeira peça criada e apresentada pelo Fúria, Nepal é de autoria de Péricles Anarcos, um dos integrantes da companhia ao lado de Giovanni Araújo, Rodrigo Toledo, Caio Mattoso e Bruna Menesello.

No palco, Péricles e Giovanni encarnam os dois últimos habitantes da terra e se encontram no Nepal. Ambições e poderes humanos em discussão, eles devem reinventar uma nova convenção social, um novo sentido para a vida. O conflito é materializado por meio de cordas que representam o poder, cujas personagens disputam incessantemente em batalhas de guerra e de egocentrismo de forma patética, engraçada e comovente.

Nos dias 17 e 18, também às 20 horas, a história de Frederica conduz a platéia ao Salão Social do Arsenal. Frederica, a Verdade Maior que o Corpo traz angústias de uma mente que se projetam no espaço, ganham proporção, provocam. A jovem era uma garota feliz, careta e aparentemente normal, que tinha um namorado e o amava. No dia de seu aniversário, ele a abandona. Dai, "explode" a esquizofrenia. Frederica segue para um manicômio, onde outros esquizofrênicos passam seus dias, deixam sua vida. Uma história entrelaçada por outras, em que a semente da loucura é lançada. Para compor Frederica, Bruna Menesello mergulhou no universo da esquizofrenia. "Li muito sobre o tema, visitei hospital psiquiátrico, enfim um intenso trabalho de dedicação", explica ela.

A peça, também de autoria de Péricles Anarcos, instiga o público, acomodado em cadeiras localizadas no perímetro da sala, formando uma arena. Sua linguagem agrega o público e reúne em cena todos os integrantes do grupo.

Já Encaixotando Shakespeare entra em cena no dia 19 de novembro, às 17 horas, no Arsenal. Uma produção do projeto Caixa Mágica, Encaixotando Shakespeare é uma história divertida e surpreendente que apresenta a fragmentação do corpo dos atores. Os personagens de Shakespeare, cansados de viver a mesma história, armam um complô, seqüestram o autor e encaixotam-no para ter a liberdade de viver a própria vida, já que estão cansados de repetir seus trágicos fins nos últimos 400 anos.

No dia 23, às 19 horas, o jardim do Sesc Arsenal, em Cuiabá, mais uma vez será tomado pela Caixa Mágica, com a peça Encaixotando Shakespeare. Vale ressaltar a entrada neste dia é franca.

A turnê - Nos dias 09 e 10 de novembro, o Fúria se apresentou em Rondonópolis, onde também ministrou oficina. "O resultado é fantástico, é interessante ver a receptividade do público", comenta Péricles Anarcos. A oficina revela para os participantes todo o processo de trabalho no interior da Caixa Mágica, um espaço reduzido, onde os atores munidos de muita técnica se movimentam e formam seus personagens. A temporada segue para Tangará da Serra que recebe o Teatro Fúria nos dias 21 e 22 de novembro. No dia 21, às 14 horas, tem Oficina no Centro Cultural Pedro Alberto Tayano Filho, e às 20 horas, espetáculo Nepal. Dia 22, às 16 horas, Encaixotando Shakespeare, e às 20 horas, Frederica.

Em dezembro, será a vez de Cáceres. No dia 02, às 14 horas, tem Oficina no Museu da Unemat. Às 20 horas, é a vez de Nepal. No dia seguinte, 03, Encaixotando Shakespeare, às 16 horas, e Frederica, às 20 horas.

Várzea Grande também está no roteiro da trupe. Encaixotando Shakespeare será apresentado dia 13 de dezembro, às 14 horas, na Escola Municipal Oscar Ribeiro. Em seguida ocorre oficina de Marionetas Humanas. No dia 14, mais uma vez Encaixotando Shakespeare, só que desta vez na praça Áurea Braz, seguida de oficina.

Finalizando a primeira temporada do projeto, o Teatro Fúria chega a Poconé nos dias 15 e 16 de dezembro. Dia 15, às 14 horas, Oficina Marionetas Humanas, no Sesc Poconé. Às 20 horas, Encaixotando Shakespeare, também no Sesc. No dia 16, às 20 horas, tem Frederica.

Fúria em Movimento tem patrocínio da EPE - Empresa Produtora de Energia, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e conta com apoio do Sesc Mato Grosso, Phídias, Gráfica Atalaia, Espaço Cubo, das Prefeituras de Várzea Grande, Tangará da Serra e Cáceres, além do Grupo Gazeta de Comunicação.

Serviço - O ingresso para as peças no Sesc Arsenal custa R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia) e parte do que for arrecadado será revertido para a campanha Natal da Solidariedade, promovida anualmente pelo Grupo Gazeta. Informações sobre os espetáculos 3623-0000.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/260394/visualizar/