Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 14 de Novembro de 2006 às 15:42

    Imprimir


O Departamento de História do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o grupo de pesquisa das populações afrodescendentes na América Latina (GRUPPAAL), o grupo União e Consciência Negra de Mato Grosso (Grucon/MT) e o Instituto Mulheres Negras de Mato Grosso (Imune/MT) promovem o curso de extensão ´´As imagens e as representações sobre os negros´´, no período de 20 a 24 de novembro, das 19h às 22h30, no auditório da Faculdade de Administração, Economia e Ciências Contábeis (FAECC). São oferecidas 80 vagas, distribuídas entre os alunos da UFMT (50) e comunidade (30). A inscrição é gratuita. Os interessados devem procurar o Departamento de História, sala 44, nos períodos matutino e vespertino.

O objetivo do curso de extensão é incentivar pesquisa e o ensino de forma interelacionada, na área de identidade, relações interétnicas, cultura negra, história dos povos afrodescendentes no Brasil e na América Latina. Visa ainda ampliar o conhecimento e desenvolvendo novas abordagens teóricas e metodológicas; promover a integração de professores da rede pública nos modernos debates acadêmicos sobre a cultura e a história das populações afrodescendentes no Brasil; formar professores do ensino básico e médio que poderão atuar como multiplicadores de conhecimentos, por exemplo, sobre a História da África, como dispõe a Lei 10639; e divulgar o conhecimento sobre a problemática do negro, produzidas pelo GRUPPAAL em conjunto com outros centros de estudos congêneres e de outras instituições públicas e privadas.

Com uma carga horária de120 horas, o curso é coordenado pela professora doutora, Adiléa Benedita Delamônica, coordenadora do curso de Prática de Ensino da História do Departamento de História, e pela professora doutoranda, Luciana Frateschi, do Departamento de Antropologia.

Serão ministradas palestras sobre os seguintes temas: ´´O negro no imaginário popular´´; ´´As fontes referentes aos negros em Mato Grosso no século XVIII´´; ``Os filhos livres de mães escravas em Cuiabá: em torno dos seus qualificativos e nomeações``; ``Imagem do negro na obra do artista viajante João Maurício Rugendas´´; ´´As imagens e as representações sobre o negro na revista Ilustrada (1876- 1898)´´; O negro na África Contemporânea´´; ´´O ensino de história da África e da cultura afrodescendente - implantando a Lei 10.639/03´´; ´´A visibilidade dos negros nas fotografias na década de 1920´´; e ´´O Albhum Graphico do Estado de Mato Grosso e as representações sobre os trabalhadores negros (1914/1920)´´.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (65) 3615 8480 e 3615 8496.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/260663/visualizar/