A fábrica da General Motors (GM) de São José dos Campos, no interior de São Paulo, completa neste domingo 54 anos de atividade. A planta - que atualmente monta o Chevrolet Classic, a picape S10 e o SUV Trailzblazer - já produziu cerca de 5,5 milhões de unidades em sua história e emprega cerca de 7 mil pessoas.
Inaugurada em 10 de março de 1959 pelo presidente Juscelino Kubitschek, a fábrica possui 2,7 milhões de m² em uma área total de 500 mil m². No complexo industrial, há uma linha de produção de automóveis (Classic), uma de comerciais leves (linha da picape S10 e da Trailblazer); duas fábricas de motores; uma de transmissões; uma estamparia; uma linha de injeção e pintura de peças plásticas; e uma linha voltada aos produtos de exportação (CKD – Completely Knocked Down).
A planta da GM em São José dos Campos também foi palco de tensões entre montadora e o Sindicato dos Metalúrgicos da cidade. No ano passado, a GM deixou de produzir três dos quatros modelos que eram fabricados em São José dos Campos: Corsa Hatch, Meriva e Zafira e, com isso, houve um plano de demissões por parte da empresa, que não chegou a se concretizar por completo.
Comentários