Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 13 de Novembro de 2006 às 16:30

    Imprimir


Um tremor de 6,7 pontos na escala Richter, ocorrido na província argentina de Santiago del Estero, teve reflexos em cidades das Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, informou na segunda-feira o centro de monitoração de atividades sísmicas da Universidade de São Paulo (USP).

"Por volta das 23h30 (de domingo), alguns Estados perceberam a passagem de ondas sísmicas provenientes da Argentina, oriundas de um tremor ocorrido 550 quilômetros abaixo da superfície", disse José Roberto Barbosa, técnico em Sismologia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP.

Segundo Barbosa, localidades em Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul registraram reflexos das ondas do abalo sísmico. A cidade de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul, noticiou um tremor mais intenso.

De acordo com Marieli Rangel, da assessoria de imprensa da Prefeitura de Santo Ângelo, dois prédios da cidade, um no centro, outro no bairro Aliança, sentiram mais fortemente os abalos, "durante alguns minutos".

"Teve gente apavorada, que não quis voltar para casa durante a noite. Alguns engenheiros da Secretaria Municipal de Obras foram avaliar possíveis danos à estrutura dos prédios, mas nada de grave foi constatado", disse Rangel. Segundo Barbosa, variações na composição geológica do terreno e na profundidade das estruturas fazem com que as ondas sejam percebidas em algumas regiões, mas não em outras.

"Dependendo de como as ondas caminham pela superfície, mexem com as estruturas, principalmente com fundações de grandes prédios. Às vezes, a proximidade e a constituição geológica do terreno também contam", afirmou Barbosa.





Fonte: O Dia

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/260900/visualizar/